Durante coletiva na tarde desta quarta-feira (10), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos detalhou o que deve trazer os editais do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como o dos Concursos.

O Governo detalhou a divisão de blocos, vagas e cargos, além de como vai funcionar as inscrições. A coletiva contou presença e esclarecimentos da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Confira:

Vagas

De acordo com a ministra Esther Dweck, os órgãos que aderiram ao Enem dos Concursos estão ‘desesperados' para ocupar as vagas abertas e que devem ser preenchidas ainda em 2024. Apenas as vagas que necessitam de curso de formação podem ainda ser assumidos no ano que vem, conforme o cronograma.

Ao todo são 6.640 vagas abertas, onde 5% são reservadas para PCDs (Pessoas com Deficiência) e 20% para pessoas negras. Além disso, 30% dos cargos da (Fundação Nacional do Índio) são destinados a indígenas.

Confira os número de vagas por blocos:

BlocoÁreasVagas
1Infraestrutura, Exatas e Engenharias727
2Tecnologia, Dados e Informação597
3Ambiental, Agrário e Biológicas530
4Trabalho e Saúde do Servidor971
5Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos1.016
6Setores Econômicos e Regulação359
7Gestão Governamental e Administração Pública1.748
8Nível Intermediário692

Como vai funcionar as inscrições?

Conforme o cronograma, as inscrições acontecem de 19 de janeiro e 9 de fevereiro. Os candidatos podem se inscrever pela conta do Gov.br – qualquer nível (ouro, prata ou bronze). A taxa para Nível Médio é de R$ 60 e de Nível Superior, R$ 90.

Para ser isento, o candidato precisa ser inscrito no CadÚnico, doador de medula óssea, seja ou tenha sido bolsista do ProUni ou seja ou tenha sido financiado pelo Fies. O prazo para pedir isenção ainda não foi divulgado.

No momento da inscrição, o candidato vai poder escolher apenas um bloco temático entre os oito disponíveis (áreas de atuação do Estado e perfil profissional desejado). Ele poderá concorrer a todos os cargos dentro do bloco.

Depois, ele pode escolher os cargos ao qual se encaixa ou quer se inscrever. Assim então, o candidato vai elencar a preferência entre os cargos e ordenar a preferência das especialidades (expressar interesse em todos os cargos e especialidades ou apenas alguns deles).

Segundo o ministério, a aprovação do candidato ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato e também será alocado da maior preferência à menor preferência – caso tenha nota suficiente.

O candidato vai poder mudar a opção de bloco somente dentro do prazo de inscrição. Além disso, o banco de reserva dos aprovados em lista de espera será utilizado para processos de contratação temporária.

Relembre os blocos:

enem concurso
(Arte, Jornal Midiamax)

Aplicação das provas

As provas estão marcadas para acontecer em 5 de maio de 2024, em 220 municípios do Brasil. Em Mato Grosso do Sul as provas serão em Campo Grande, Corumbá, e Três Lagoas. O certame vai acontecer em dois turnos.

Durante a manhã, a prova vai ter duração de 2h30. Os candidatos que prestam o Enem dos Concursos para Nível Superior farão a prova objetiva de conhecimentos gerais (20 questões) e a prova discursiva de conhecimento específico do bloco escolhido. No Nível Médio serão as provas objetivas (20 questões) e redação.

Já na parte da tarde, o certame terá 3h30 com Nível Superior fazendo a prova objetiva de conhecimentos específicos (50 questões) e o Médio a prova objetiva do nível (40 questões).

enem concursos
Esplanada dos Ministérios (Edilson Rodrigues, Agência Senado)

Etapas

Primeira Etapa:

1ª fase: Provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos e provas discursivas, de caráter classificatório e eliminatório.

2ª fase: Perícia médica (avaliação biopsicossocial) – reserva de vagas para pessoas com deficiência.

3ª fase: Procedimento de verificação da condição declarada – reserva de vagas para pessoas negras.

4ª fase: Procedimento de verificação documental complementar – reserva de vagas a indígenas.

Segunda Etapa:

Avaliação de títulos, quando couber, de caráter classificatório.

Cronograma

  • Publicação do edital: 10 de janeiro
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
  • Divulgação dos dados finais de inscrição: 29 de fevereiro
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril
  • Aplicação das provas: 5 de maio
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das discursivas e redações: 3 de junho
  • Divulgação final dos resultados: 30 de julho
  • Início da convocação para posse e de formação: 5 de agosto