A primeira ação do feirão Emprega CG reúne candidatos dispostos ao entrar no mercado de , na UBS Dr. Sebastião Eloy Pereira, na Avenida Rachel de Queiroz, bairro Aero Rancho, na manhã desta quinta-feira (22). Ao todo, 238 em diferentes áreas, exigência de escolaridade e experiência estão abertas.

Segundo a coordenadora da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Denise Moraes, a seleção é feita com distribuição, onde as 12 empresas realizam a triagem, com entrevista. É necessário estar com os documentos pessoais para participar da seletiva.

“Distribuímos a senha, o candidato é chamado e vem até a mesa, onde a empresa faz um pré-cadastro e, de acordo com a exigência da empresa, é chamado para outra etapa. É legal estar com o currículo, mas se não tiver, não tem problema. O importante é estar com os documentos atualizados”.

A servidora adianta uma nova edição de seleção, o 50+, especializada para candidatos com acima de 50, na sede da fundação, no dia 21 de março. “Notamos que tem crescido a procura de emprego de pessoas com essa idade, que não se conformam só com a aposentadoria”.

Sebastião Saraiva comemorava a aprovação na vaga almejada. Ele estava a procura de algo relacionado a infraestrutura. “Estou animado por dar certo. Estava há uns sete meses parado, fazendo ‘bicos'. Não tem como ficar assim, chega no fim do mês, as contas chegam”.

Para outro candidato, Osvaldo, o feirão chega em momento de necessidade para ingressar na formalidade. “Esto há uns dois meses trabalhando, mas sem carteira assinada. Carteira assinada faz diferença”.

(Ana Laura Menegat, Midiamax)

Mais de 300 vagas

Gabriela Morais, representante da empresa Expresso Nepomuceno, explica que vão prestar serviços terceirizados em Ribas do Rio Pardo. São mais de 300 vagas para motorista, mecânico de máquinas agrícolas, entre outras.

“A gente observa que há muitas empresas, mas uma resistência de pessoas irem para empresas novas, se abrir para uma nova oportunidade. Outro exemplo de dificuldade na contratação é falta de pessoas se profissionalizando, com experiência, mas sem bagagem de estudo”.

Oportunidades

As vagas disponíveis são para Operador (a) de Caixa (10); Motorista de Caminhão C (21); Ajudante de Depósito (15); Repositor (4); Técnico Segurança do Trabalho (1); Ajudante de Obras – servente (15); Tratorista Operador de Roçadeira (10); Mecânico Manutenção Diesel (14); Auxiliar de Mecânico (8); Eletricista de Veículo (5); Borracheiro (9); Mecânico Industrial (2); Operador de Produção (40); Eletricista (1); Operador de Empilhadeira (2); entre outras.

São parceiros na 1ª edição do Emprega CG no seu Bairro: Atacadão, Supermercados Trazzi, Supermercados São João, Cunha Materiais para Construção, MK Materiais para Construção, Valdir Materiais para Construção, JBS Frigoboi, JBS Couros, Supermercados Portoalegrense, BC2 Grupo GPS, Expresso Nepomuceno e Solurb.

Além das vagas ofertadas pelas empresas parceiras, estarão disponíveis todas as oportunidades cadastradas no sistema da Fundação. A Coordenadoria de Vagas e Emprego da Funsat orienta aos candidatos que compareçam à ação portando currículo, documentos pessoais oficiais com foto, carteira de trabalho (física ou digital) e comprovante de residência.