Candidatos interessados em vagas de estágio e oferecidos pelo Governo do Estado disputam neste domingo (21) a prova de seleção. As 98 oportunidades são para atuar em universidades, conselhos e institutos de Mato Grosso do Sul. Além do cadastro reserva, o programa abre 34 cursos de capacitação.

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica aplica a prova do concurso em nove municípios do Estado: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, , Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, e Três Lagoas.

As vagas são destinadas a estudantes das universidades participantes do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE/MS), sendo elas: UFMS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul), (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Universidade Federal da Grande Dourados, UCDB(Universidade Católica Dom Bosco), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e Universidade Anhanguera-Uniderp. O não poderá ser concluinte do curso neste ano ou estar cursando apenas disciplinas em regime de dependência.

O movimento é tranquilo nas unidades de aplicação. Há equipes orientando os candidatos para as salas e listas nominais espalhadas nos espaços, como na UFMS. Diversos alunos chegam com antecedência. Conforme uma aluna de direito, a chance da seleção abre oportunidades para quem está começando no mercado de trabalho.

(Foto Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

“Através desse convênio com universidades públicas e privadas, vamos disponibilizar aos alunos estagiários adentrarem nas estruturas de governo, conhecerem modelos de governança e contribuírem com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. É um programa importante porque coloca o estudante dentro do Governo, onde pode acompanhar e entender como funciona e porque são tomadas as decisões da gestão”, explica o secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, sendo seis horas diárias de atividades. O programa conta com uma bolsa-auxílio no valor de R$1.100 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

A iniciativa que visa propiciar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação para os gestores estaduais que receberam os estagiários em suas respectivas pastas.

Candidatos para prova de estágio supervisionado de MS. (Foto Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)