A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu vagas para o curso de pedagogia intercultural voltado para professores indígenas. O curso terá início em 2023.

Professores indígenas do povo Kaiowá e Guarani da rede municipal de e podem realizar as inscrições.

O curso será realizado na Unidade Universitária de Amambai. A universidade abriu as inscrições para o com prazo até 13 de janeiro de 2023.

Clique aqui para realizar a inscrição e aqui para conferir o edital.

Segundo a , o curso é um convênio com as prefeituras de Amambai e Caarapó e tem como público-alvo candidatos que atuam como professores indígenas do povo Kaiowá e Guarani.

Serão ofertadas 50 vagas sendo distribuídas:

  • 25 vagas para docentes da rede municipal de Amambai;
  • 25 vagas para docentes da rede municipal de Caarapó.

De acordo com a Universidade, as aulas ocorrerão em regime de alternância, ou seja, a carga horária será desenvolvida em parte na Unidade da UEMS em Amambai (com disciplinas concentradas) e outra parte nas aldeias em que os professores atuam profissionalmente (tempo comunidade).

Assim, para a inscrição no processo seletivo, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição (versão digital) e anexar os seguintes documentos:

  • Autodeclaração étnica (Anexo III);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido mediante a participação no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos);
  • Declaração de vínculo com a Rede Municipal de Educação das Prefeituras de Amambai ou Caarapó, como docente na Educação Infantil ou Anos Iniciais do nas escolas indígenas, emitido pela Secretaria Municipal de Educação.

Por fim, os documentos anexados deverão estar em formato de PDF.