As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) terminam neste sábado (4). O exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na apropriada para cada nível de ensino.

A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita. Para participar o candidato deverá ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental, e no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame.

As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 28 de agosto de 2022, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio. A prova, no turno matutino, terá início às 9h e se encerrará às 13h e, no turno vespertino, terá início às 15h30 e se encerrará às 20h30 (horário de Brasília-DF), em todos os Estados e no Distrito Federal.

O participante, antes de efetuar a sua inscrição no endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja, deverá ler o edital e os atos normativos nele mencionados, para certificar-se de que aceita todas as condições nele estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Encceja Nacional 2022.

O Encceja é realizado pelo em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de . O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.