Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Geração de empregos na indústria cai em MS e 174 vagas são fechadas

Fabricação de açúcar liderou demissões
Arquivo -

Fabricação de açúcar liderou demissões

 

O setor industrial de Mato Grosso do Sul voltou a registrar queda na geração de empregos. Levantamento do Radar Industrial da (Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul) aponta um saldo negativo de 174 vagas em março, resultado, em grande parte, liderado pela fabricação de açúcar, que demitiu 316 trabalhadores.

De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, no mês de março o conjunto das atividades industriais, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, abriu 187 vagas, enquanto no acumulado de janeiro a março o resultado aponta a criação de 1.495 postos de trabalho.

No acumulado do ano, o resultado ainda indica a abertura de 407 postos formais de trabalho e, nos últimos 12 meses, são 8.628 vagas fechadas.

Geração de empregos na indústria cai em MS e 174 vagas são fechadas“Agora, o setor industrial do Estado encerrou março com 125.905 trabalhadores empregados. Com esse número, a indústria voltou a apresentar o 3º maior contingente de trabalhadores formais em Mato Grosso do Sul, respondendo por 19,6% de todo o emprego formal existente no Estado, ficando atrás de serviços, que emprega 190.806 trabalhadores e tem participação equivalente a 29,7%, e da administração pública, com 130.366 trabalhadores ou 20,3%”, explica Ezequiel Resende.

Especificações

Em Mato Grosso do Sul, de janeiro a março de 2016, ao todo 85 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, com destaque para construção de edifícios (618), construção de rodovias e ferrovias (363), abate de reses, exceto suínos (186).

Por outro lado, no mesmo período, 103 atividades industriais apresentaram saldo negativo no Estado, proporcionando o fechamento de 2.117 vagas, com destaque para fabricação de açúcar em bruto (316), fabricação de álcool (175), fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificados anteriormente (148).

As cidades com saldo positivo de pelo menos 50 vagas são Três Lagoas (+446), Água Clara (+226), Aparecida do Taboado (+213), Nova Andradina (+114), Juti (+61), Mundo Novo (+58) e Angélica (+51).

Ainda no mesmo período, 28 municípios registraram saldo negativo, proporcionando a fechamento de 1.311 vagas. As cidades com saldo negativo de pelo menos 50 vagas são (-161), Maracaju (-149), Bataguassu (-145), Ponta Porã (-123), (-119), Campo Grande (-101), Costa Rica (-82), Corumbá (-66), Nova Alvorada do Sul (-61), Itaquiraí (-58) e Aquidauana (-50).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados