São ofertadas 220 vagas nos municípios de Campo Grande e Jardim

O prazo para inscrição nos cursos técnicos integrados de nível médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) se encerra nesta quarta-feira (24). São ofertadas 220 vagas nos municípios de Campo Grande e Jardim.

A inscrição é gratuita e acontece por meio do Página do Candidato, cujo acesso pode ser feito através do endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. É necessário efetuar o cadastro previamente e informar o número do CPF. O edital, com as normas do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.

No Câmpus Campo Grande são 160 vagas para os cursos de Eletrotécnica e Informática. Já no Câmpus Jardim são 60 vagas para os cursos de Edificações e Manutenção e Suporte em Informática, ambos na Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula. Para os inscritos nos cursos Proeja, é necessário ainda ter completado 18 anos.

Metade das vagas é reservada àqueles que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública, comprovem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e/ou se autodeclarem pretos, pardos e indígenas. A opção deve ser informada no ato da inscrição.

A seleção será por meio de sorteio público no dia 30. O resultado será divulgado no mesmo dia. A matrícula para os selecionados em primeira chamada ocorre nos dias 6 e 7 de julho, com o início das aulas previsto para o final do mês.

Cursos – A duração dos cursos de nível médio é de três anos (cursos Proeja) a três anos e meio, incluindo o estágio obrigatório.

Nos cursos técnicos integrados, o estudante cursa o ensino médio e a formação profissional de maneira simultânea. Após o término, ele estará habilitado para ingressar tanto no ensino superior quanto no mercado de trabalho.

O ingresso dos selecionados para os cursos do IFMS acontece no segundo semestre de 2015.