PGR lança concurso nacional para selecionar grafite sobre atuação do Ministério Público

A Procuradoria-Geral da República (PGR) lançou nesta sexta-feira (25), o concurso nacional “Arte do Grafite na PGR”, que deve selecionar uma obra de arte de rua que represente o olhar do cidadão sobre o Ministério Público. O concurso vai premiar o artista vencedor com R$ 15 mil, além de expor a obra do ganhador na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Procuradoria-Geral da República (PGR) lançou nesta sexta-feira (25), o concurso nacional “Arte do Grafite na PGR”, que deve selecionar uma obra de arte de rua que represente o olhar do cidadão sobre o Ministério Público. O concurso vai premiar o artista vencedor com R$ 15 mil, além de expor a obra do ganhador na sede da PGR por um mês. Posteriormente, o trabalho será incorporado ao acervo permanente do órgão.

O teme é “Ministério Público – O Olhar do Cidadão”, a PGR busca incentivar a atividade cultural e fortalecer a imagem do Ministério Público perante a sociedade. Também pretende demonstrar as principais atribuições da instituição na defesa e na garantia dos direitos dos cidadãos.

Artistas plásticos, profissionais ou amadores, brasileiros, estrangeiros naturalizados ou com visto de permanência no país poderão participar do concurso. A inscrição é gratuita e deverá ser feita pelo endereço eletrônico [email protected], até 8 de setembro. Artistas com menos de 18 anos de devem ter autorização expressa dos pais ou responsáveis legais para participar.

As inscrições e os projetos das obras propostas devem ser enviados por meio digital. No ato da inscrição, o candidato receberá um número que vai identificar a obra durante o processo de seleção e julgamento.

Condições

Os concorrentes deverão abordar uma ou mais áreas de atuação do MPF, como fiscalização dos atos administrativos em geral; criminal; consumidor e ordem econômica; meio ambiente e patrimônio cultural; combate à corrupção; populações indígenas e comunidades tradicionais; controle externo da atividade policial e sistema prisional; direitos do cidadão; e eleições.

As obras serão apresentadas em projetos detalhados digitalizados (desenhos ou pinturas). As artes devem ser representadas fielmente na obra final, que será confeccionada posteriormente, no tamanho 5,40 x 2,20 metros, em MDF. As tintas e os materiais necessários para execução da obra serão fornecidos pelo artista.

A seleção das obras será feita de 9 a 23 de setembro e o julgamento ocorrerá entre 24 de setembro e 8 de outubro. A divulgação do resultado final será no dia 9 de outubro.

Conteúdos relacionados