Com previsão de mais de 4 mil vagas para MS, inscrições para o Enem vão até dia 23

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira (12) em todo o Brasil. Estudantes e interessados em realizar o exame têm até 23 de maio para fazer a inscrição por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2013, a Universidade Federal de Mato Grosso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira (12) em todo o Brasil. Estudantes e interessados em realizar o exame têm até 23 de maio para fazer a inscrição por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Em 2013, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ofereceu para os candidatos 4.425 vagas, conforme dados do Ministério da Educação (MEC). Com relação a 2014, as universidades públicas ainda não lançaram edital com a quantidade de vagas que serão ofertadas, mas a expectativa é que o número seja superior ao registrado em 2013. As instituições públicas devem informar as vagas somente no final do ano, após a realização da prova.

Com o prazo de inscrição no início e a seis meses da aplicação da prova, estudantes têm um período longo para se prepararem para o exame. “Tem tempo, vou tentar estudar e conciliar com a faculdade de Enfermagem”, conta Franthesca Mendes.

A estudante conta que além do mérito em ingressar em uma universidade pública, quer fazer o Enem pela gratuidade do ensino. “Estudo em uma universidade particular e vou fazer o Enem pelo estudo que acredito ser melhor na minha área e pela mensalidade”, afirma.

Sistema de Seleção Unificado

De acordo com a assessoria de comunicação do MEC, somente as universidades públicas se inscrevem no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e aderem ao sistema a cada semestre por meio de um edital específico.

Porém, tanto às universidades particulares quanto às públicas têm autonomia em seus processos seletivos. “As instituições podem utilizar a nota do Enem da maneira que quiserem, ou, até mesmo, fazer um processo seletivo próprio, sem o Enem”. Apesar da possibilidade de aderir ou não ao exame, a maioria das universidades federais e estaduais participa do Sisu, afirma a assessoria.

Além de pleitear vagas em instituições públicas, o aluno pode utilizar a nota do Enem para se candidatar a programas do governo, como o Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em Mato Grosso do Sul, 43 municípios aplicarão a prova em 8 e 9 de novembro, de acordo com o Edital n° 12 sobre o Enem, publicado pelo Inep.

Conteúdos relacionados