O tema de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” foi aprovado pelos estudantes de Campo Grande que prestaram a prova neste domingo (27).

Caio Cesar Melgarejo, 20 anos, quer fazer publicidade, gostou muito do tema. “Achei que seria sobre política devido às varias manifestações que aconteceram no país. Me preparei pensando neste tema, mas consegui desenvolver bem”, disse, confiante. O estudante pretende cursar a faculdade fora do Estado por acreditar que aqui a comunicação é muito fraca.

Já Bianca Espinosa, 15 anos, achou tudo muito fácil. Ele disse que a prova estava muito fácil e que o tema abordado é algo que todo mundo domina e deu para fazer uma redação boa. “Tava muito fácil”, disse ma estudante que pretende cursar fisioterapia.

Ciro Alves Baís, 25 anos, que quer cursar psicologia elogiou o tema, disse que é algo atual e acredita ter conseguido desenvolver bem. Entretanto, apesar da segurança disse estar preocupado com a correção por não conhecer o padrão da prova.

Prova

Os portões do último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fecharam às 13h (horário de Brasília). Assim que aconteceu o fechamento, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o tema da redação em sua página no Twitter.

Os candidatos vão ter cinco horas e 30 minutos para responder 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da redação. O texto precisa ser do tipo dissertativo-argumentativo e deve apresentar uma proposta de intervenção social sobre o tema proposto. Textos de apoio apresentados junto ao tema ajudam o candidato a desenvolver os argumentos.