Mesmo com a abertura de inscrições neste mês, desde janeiro alunos se preparam para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 em Mato Grosso do Sul. Até às 16h desta segunda-feira (27), 6,6 milhões pessoas fizeram a inscrição para o exame no Brasil.

A preocupação dos cursinhos é adiantar as aulas para a realização dos exames, já que é possível que mais de uma edição da prova seja aplicada no ano. Pensando nisso, Dirce Gaboardi, coordenadora de um curso de Campo Grande, fornece aulas desde janeiro deste ano.

“Outra turma foi aberta agora em maio e outra será aberta em julho”. A coordenadora lembra que muitos começam a procurar após a abertura das inscrições também.

As turmas ainda têm vagas, que ficam mais difíceis de serem encontradas perto do exame, que este ano será feito nos dias 26 e 27 de outubro deste ano. As aulas podem ser feitas em apenas um período do dia ou em período integral.

Muitas das pessoas que fazem a prova nos estados vizinhos vêm a Mato Grosso do Sul para concorrer a seleção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o que aumenta a concorrência entre os que pretendem uma vaga na faculdade.

Os três estados com maior número de inscrições até as 16h de hoje eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901, e Bahia, com 482.799 candidatos. Em Mato Grosso do Sul, o número de inscritos já superava 100 mil.