As inscrições para o (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 serão abertas nesta segunda-feira (13), a partir das 10h, e poderão ser feitas até o dia 27 de maio no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35, e poderá ser paga via boleto até 29 de maio.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

A expectativa do Ministério da Educação é que o número de inscrito ultrapasse seis milhões. Em 2011 foram 5,3 milhões de candidatos que se inscreveram para as provas, enquanto na edição seguinte alcançou-se o número de 5,7 milhões.

O edital com todas as normas da prova do Enem 2013 foi publicado na edição de quinta-feira (9) do “Diário Oficial da União”.