Cinco dos 836 detentos inscritos para fazer o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) já se inscreveram em universidades do Estado. São dois detentos de Campo Grande, um de Dourados, um Aquidauana e o outro de Dois Irmãos de Buriti.

O reeducando Thiago Lobo Ghisleni, 28 anos, foi aprovado com bolsa integral do Prouni (Programa Universidade para Todos), para cursar Serviço Social.

“Acredito em uma mudança completa. É uma reinserção na sociedade. Quero me firmar, dar orgulho para a minha família. Eu errei, mas estou correndo atrás. Acredito que ainda há tempo para recomeçar”, disse em entrevista a Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Atualmente cumprindo pena em regime semiaberto, no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, ele conta que retomou os estudos quando estava preso no Presídio de Segurança Máxima da Capital – após dez anos sem frequentar a escola –, onde concluiu o ensino fundamental.

Dados da Divisão de Educação da Agepen apontam que no Enem Prisional 2012, o índice de aprovação entre os reeducandos de Mato Grosso do Sul foi de cerca de 60%, entre aprovação total e parcial (nesse caso não em todas as áreas de conhecimento), somando 495 internos.

Dos 27 que conseguiram ser aprovados totalmente, e, assim, poderiam concorrer a uma vaga no ensino superior, 17 foram inscritos em programas como o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).