O número de candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já chega a 101.720 em Mato Grosso do Sul, de acordo com o último levantamento divulgado ontem (24) pelo Ministério da Educação. Em todo o Brasil, já são mais de 5,1 milhões candidatos que buscam uma vaga no ensino superior em instituições públicas.

A nota do Enem permite ao candidato participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece as vagas nas universidades – e também é requisito para participação do estudante no ProUni (Programa Universidade para Todos) e para ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio podem obter o certificado por meio do Enem.

O período de inscrições vai até as 22h59 (horário local) do dia 27 e, não será prorrogado. A taxa é de R$ 35, e deve ser paga até o mesmo horário do dia 29. Estão automaticamente isentos do pagamento alunos que concluírem o ensino médio neste ano, e que estejam matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Participantes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não pagam.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, sempre com início ao meio-dia (também no horário local). Os portões de acesso aos locais de provas, divulgados após o fim das inscrições, serão abertos às 11 horas e fechados ao meio-dia.