O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quarta-feira (8), a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) com o balanço de março deste ano. O volume de vendas do comércio varejista sul-mato-grossense cresceu 8,4% comparado ao mesmo período do ano passado, na série sem reajuste sazonal.

A pesquisa indica que o setor alcança o quarto mês consecutivo de alta no volume de vendas, ultrapassando 1,1% frente a fevereiro deste ano. A variação acumulada em 12 meses ficou em 3,5%, e a variação acumulada no ano foi de 9,7%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também houve alta no mês de março de 1,4%. No volume de vendas, em relação a março do ano anterior, o Estado apresentou queda de 8,4%. O acumulado em 12 meses apresentou variação negativa de 9,6%, assim como na variação acumulada no ano, com -3,4%.

A alta comparada de fevereiro para março, de 1,1%, fez Mato Grosso do Sul ocupar a 8ª posição entre as 10 UFs (Unidades Federativas) com resultado positivo na série sazonal com reajuste.

Já no comércio varejista ampliado, houve resultado negativo em 14 UFs, com destaque para: Mato Grosso (-13,5%), Tocantins (-10,3%) e Mato Grosso do Sul (-8,4%). No campo positivo, foram 13 UFs, com destaque para Maranhão (10,8%), Amapá (10,2%) e Pernambuco (8,9%).

Vendas no varejo ficam estáveis no cenário nacional (IBGE)

Cenário nacional

Em março, as vendas no varejo avançaram 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado no Brasil. Cinco das oito atividades tiveram recuo: livros, jornais, revistas e papelaria (-16,2%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,4%), combustíveis e lubrificantes (-4,9%), móveis e eletrodomésticos (-4,0%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,9%). Os três setores que apresentaram crescimento foram outros artigos de uso pessoal e doméstico (13,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (11,4%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,6%).

Nesta comparação, o setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresenta o oitavo mês consecutivo de resultado positivo. A atividade exerceu a principal influência no indicador: 4,6 p.p do total de 5,7%. Já o grupo de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria tem 13 meses consecutivos registrando crescimento nesta comparação: a última queda foi em fevereiro de 2023 (-0,5%). A alta de março contribuiu em 1,2 p.p. para o total do varejo, segunda maior influência no campo positivo para o mês de março.

Considerando o comércio varejista ampliado, houve queda em Material de construção (-9,4%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-23,0%), enquanto a atividade de Veículos e motos, partes e peças apresentou alta de 1,8% nesta mesma comparação.