Pular para o conteúdo
Economia

Preço da banana-nanica tem queda de 11,6% em outubro em Campo Grande

No ranking nacional, a Capital fica em 4° lugar com o barateio da fruta
Karina Campos -
banana
Banana tem maior representatividade na comercialização nas Ceasas (Arquivo, Agência Brasil)

O preço da banana-nanica ficou 11,6% mais barato em nos primeiros 10 dias de outubro, conforme aponta o 10º Boletim do Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro), da (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado nesta sexta-feira (18).

No último levantamento da Ceasa-MS (Central de Abastecimento de ), do dia 13 de outubro, o preço médio da caixa com 23 kg da banana-nanica de primeira custava R$ 110, valor segue estável desde o dia 2 do mês.

A Capital fica em 4° lugar com o barateio da fruta, perdendo posição apenas para Barbacena, Minas Gerais, com -34,3%, (-8,6%), e Franca (-47%).

Contudo, o boletim não tem levantamento detalhado de outras frutas ou hortaliças, considerando os dados apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Ceará e Acre.

Menor oferta de tomate

O boletim indica que Mato Grosso do Sul teve a terceira menor oferta em quilos de tomate em setembro. Foram 7.832 kg produzidos. O Estado só fica acima de Maranhão (6.540 kg) e Sergipe (792).

Segundo a Conab, após vários meses de queda, em setembro, o preço do tomate apresentou reversão desse movimento na média ponderada dentre as Ceasas, aumento de 2,60%, em comparação com à média de agosto. Deve-se ressaltar que apesar desse pequeno aumento, os preços continuaram em baixos níveis, diante das quedas de preço em
meses anteriores.

“A alta não foi unânime dentre as Ceasas, pois, dada a pulverização da produção do tomate, o preço muitas vezes é susceptível às lavouras próximas. Em termos nacionais, a oferta nas Ceasas analisadas foi composta pelos envios de São Paulo (26%), Minas Gerais (25%), Goiás (20%), Rio de Janeiro (10%), Pernambuco (6%), Espírito Santo (6%), Ceará (5%) e o restante a partir de estados menos expressivos na produção de fruto”.

Já sobre a quantidade de mamão ofertada na unidade estadual, MS teve 17.900 kg em setembro, sendo a 5ª posição de menor oferta em quilos durante setembro no Brasil.

Para o mamão formosa, os preços caíram na maioria dos atacadistas, com destaque para a queda na Ceagesp – São Paulo (-11,2%), Ceasa Minas – Uberaba (-43,5%), Ceasa/RJ – Rio de Janeiro (-18%) e Ceasa/PB – João
Pessoa (-13%).

Para o atacado para o mamão papaya, os preços também caíram em boa parte das Ceasas, com destaque para a Ceasa/RJ – Rio de Janeiro (-20%), Ceasa/MT – Cuiabá (-18,75%), Ceasa/ES – Vitória (-21,2%) e alta na Ceagesp – Ribeirão Preto (-47,5%).

Chuvas

O estudo indica que a alta, queda e estabilidade das frutas têm influência da diminuição ou alta chuva desde o mês de setembro. Assim, os produtos analisados são: alface, batata, cebola, cenoura, tomate, banana, laranja, maçã, mamão e melancia.

A pesquisa mensal é realizada para as hortaliças e as frutas com maior representatividade na comercialização efetuada nas Centrais de Abastecimento do país e que possuem maior peso no cálculo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
marcos pollon autismo tea

“Acredito que seja ainda maior”, diz Pollon sobre 56% de desaprovação do governo Lula

Moraes manda prender sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

Futebol europeu: El Clássico na final da Copa del Rey e decisões definidas na Alemanha e França

Juventude de Dourados cai no grupo de Fortaleza e Vasco no Brasileirão de Futsal

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

VÍDEO: Carro com vereadores atinge veículo fúnebre e derruba muro de casa em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Familiares procuram por idoso que desapareceu há uma semana em Miranda 

Homem faz uso de medicamento controlado, devido a complicações de um AVC

Cotidiano

Empresária que teve comércio atingido por motorista embriagada pede ajuda no Jardim Centro-Oeste

Além da estrutura do salão de beleza, móveis também foram danificados

Famosos

Preta Gil é novamente hospitalizada às vésperas de tratamento no exterior; entenda

Cantora decidiu tentar tratamento de câncer no exterior

MidiaMAIS

Cantor Maurício Nascimento lança primeiro EP de músicas autorais em Campo Grande

Cantor lança EP 'Tudo ou Nada', que mistura diferentes estilos musicais