Pular para o conteúdo
Economia

Com agronegócio em alta no PIB, Riedel diz que cenário é difícil, mas enxerga oportunidades para MS

Riedel apresentou um breve panorama sobre o crescimento e expansão de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional, e as prospecções para os próximos anos no mercado agro
Jennifer Ribeiro -
Riedel
(Jennifer Ribeiro, Jornal Midiamax)

Nesta quinta-feira (14), aconteceu o evento ‘MS em Foco’, que promoveu discussões voltadas ao setor agrícola do Estado. O encontro foi organizado pelo escritório FLH (Franco Leutewiler Henriques Advogados) em parceria com a Virgo Securitizadora, é o primeiro do segmento realizado pelo grupo no país e contou com uma palestra de abertura do Governador Eduardo Riedel.

Participam dos debates convidados especialistas de renome nas áreas de Planejamento Sucessório, Mercado de Capitais, Finanças, Imobiliária e Tributação, para falar do cenário atual do agronegócio.

Em sua fala, Riedel apresentou um breve panorama sobre o crescimento e expansão de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional, e as prospecções para os próximos anos no mercado agro.

Riedel pontuou que o agronegócio possibilita um cenário de oportunidades para investidores, prestadores de serviço e empreendedores. “Estamos vivendo um momento dificílimo hoje, no ponto de vista econômico, mas as oportunidades estão presentes sempre. Os momentos difíceis passam, a gente só precisa de organização”, pontuou ele.

Entre os apontamentos, Riedel enfatizou que o Estado segue despontando em comparação a outros estados do país, e que em 2023 apresentou um crescimento de 32% no PIB do agronegócio. Isso, segundo o governador, é resultado das expansões que acontecem em diversos segmentos. Com a expansão, mais de 10 mil novas empresas foram abertas.

Riedel também apresentou o monitoramento de uso e ocupação do solo, enfatizando que, nos últimos 10 anos, em Mato Grosso do Sul, não há apenas expansão da agricultura, mas da soja, cana-de-açúcar e reflorestamento, a diminuição da área de pastagem.

Também em expansão, o mercado de exportação de produtos agropecuários continua em crescente no Estado, com a soja, produtos florestais, carnes, cereais e farinhas sendo os principais itens exportados por países como China, Argentina, Estados Unidos e Países Baixos.

Em seu discurso, Riedel também trouxe atualizações sobre a Rota Bioceânica. Segundo o governador, 60% da ponte já está concluída, já foi licitado o acesso, com quase R$ 500 milhões em investimento de estrutura que acompanha uma fronteira binacional.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motociclista atingido por motorista que furou preferencial morre em hospital de MS

VÍDEO: Criminosos invadem loja e furtam celulares em Sidrolândia

‘Fase silenciosa’: CPI prepara relatórios que podem definir futuro do Consórcio Guaicurus em Campo Grande

Empresa ignora ordem de parada e segue obra de R$ 12 milhões por “conta e risco” em Ribas

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

Prefeita Adriane Lopes

Confira: cinco bairros vão receber asfalto após ajuste fiscal de Adriane

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

Síndrome de Sjögren: entenda a doença rara que atinge a ex-BBB Fernanda Keulla

Últimas Notícias

Cotidiano

Com negociação atrasada, funcionários da Solurb esperam acordo por reajuste de 15%

Trabalhadores afirmam enfrentar riscos frequentes de acidentes e condições insalubres no exercício de suas funções

Política

Tabata Amaral cancela vinda a Campo Grande

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação, evento a qual a deputada paulista participaria, foi remarcado para agosto

Política

‘Servidores e empresários se associaram para precarizar transporte’, diz Maicon em última oitiva

Parlamentar acredita que há condições para pedir o indiciamento de representantes do consórcio e agentes públicos

Política

CCJR apreciou 175 projetos e arquivou outros 51 no primeiro semestre de 2025

Do total, foram apresentados à CCJR 150 projetos de lei, 10 projetos de lei complementar, oito projetos de resolução, sete projetos de decreto legislativo