Tem dinheiro esquecido? Banco Central abre consulta; confira quem tem direito

Cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e CNPJs estão disponíveis em valores a receber

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Consulta é totalmente gratuita (Foto: Karina Campos)

O Banco Central do Brasil retoma nesta terça-feira (28), a partir das 10h, a consulta de valores esquecidos em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, é possível solicitar o valor. O ressarcimento havia sido suspenso em maio de 2022.

É necessário consultar os dados no SVR (Sistema de Valores a Receber), um serviço do Banco Central com consulta gratuita de valores de pessoas físicas e jurídicas, inclusive, de pessoas falecidas, onde os herdeiros podem solicitar o dinheiro esquecido.

Para fazer a consulta e saber se há algum valor a receber de algum banco, consórcio ou outra instituição é necessário ter os dados da pessoa física, ou jurídica. Só é possível consultar pela conta no site do Governo Federal, clique aqui.

O BC reforça que todos os serviços são gratuitos, ou seja, desconfie de links que pedem algum tipo de pagamento pelo atendimento. Não são enviados links para terceirizar o contato ou atendentes para confirmar os dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha. Também é orientado que o cidadão não clique em links suspeitos.

Para ter acesso aos valores de pessoa física, devido ao sigilo bancário, a conta no gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Já para CNPJ, é necessário ter a pessoa jurídica de qualquer vínculo, exceto ‘colaborador’. Com a conta é possível acessar diversos serviços públicos digitais, usando um único login e senha.

Como consultar?

Após acessar a conta pelo site do Governo Federal, uma aba com o ícone “Acesse Meus Valores a Receber” estará visível, clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas.
Serão duas opções de depósito do valor, por Pix ou dados bancários. É necessário informar os dados pessoais. Será fornecido um número de protocolo, guarde para entrar em contato com a instituição, se necessário.

O prazo para o pagamento é de 12 dias, mesmo que você tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada. A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição. Mas não forneça senhas a ninguém.

Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção, entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira que o valor foi esquecido não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis; ou se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.

Falecidos

Herdeiros, representantes legais ou testamentários de clientes falecidos com dinheiro esquecido também podem consultar se há valor disponível. É necessário ter o CPF e data de nascimento da pessoa falecida, fazer a conta no gov.br, inserir os dados solicitados e clicar no ícone “Acesse Valores para Pessoas Falecidas dentro do sistema”.

Com os dados fornecidos, o sistema irá apresentar o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor, a origem do valor a receber e a faixa do valor que poderá ser solicitada. Se a resposta for positiva, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição sobre a documentação necessária para o reembolso.

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