Tradição de deixar ‘para última hora’ é desafio de contadores no prazo do imposto de renda

Início das declarações começa no dia 15 de março

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
contador
Valor do serviço varia pela dificuldade na documentação (Foto: Ilustrativa/Freepik)

O prazo para declaração do imposto de renda 2023 começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Em Mato Grosso do Sul, a Superintendência Regional da Receita Federal ainda não estima o total de declarações para este ano, mas pode receber aproximadamente 513.166, número de IRs feitas no prazo no ano passado. Contadores aconselham a não deixar para última hora.

Para o contador e proprietário de escritório contábil, André Porto, geralmente, o mês do prazo final para declaração do IR costuma ter maior procura de clientes. A tradição é uma luta que diversos profissionais da categoria enfrenta. “A cada ano tentamos educar os clientes para que não deixem para o último momento. Noto que a cada ano que passa conseguimos melhorar neste sentido”.

Acostumados com quem deixa o prazo apertado, ele frisa que escritórios inserem no planejamento anual adiantar processos com antecedência, assim, a equipe estará disponível para o período habitual. “Boa parte já tem noção da demanda dos anos anteriores”.

Contratar contador para IRPF é caro?

André explica que a cobrança do serviço é proporcional ao tamanho do trabalho. As demandas de menor valor são aquelas que seguem o modo simplificado e não têm despesas dedutíveis. Já as mais caras são aquelas onde o contribuinte precisa declarar vários tipos de receitas, vários tipos de despesas, que possui uma carteira de investimentos ampla e heterogênea.

“Portanto, a cobrança é feita de acordo com a quantidade de trabalho. Cada escritório possui um parâmetro de piso e teto de custo deste serviço. E a variação entre o piso e o teto é exatamente a complexidade de cada declaração”.

Mas para aqueles que vão fazer por conta própria, a contadora cliente Helina Uechi Gomes tranquiliza dizendo que o preenchimento da documentação não é um ‘bicho de sete cabeças’, desde que o contribuinte tenha conhecimento e atenção às documentações obrigatórias no formulário.

“[A documentação] pode ser organizada durante o ano, como recibos de despesas médicas, mensalidades escolares. Caso deixem para último prazo, é mais difícil de juntar a documentação para declarar corretamente. Os clientes que costumam procurar os serviços contábeis são aqueles que realmente conhecem os riscos, infelizmente nem todos se preocupam”.

Quais as vantagens de contratar o serviço?

Acima de prazos do IR, Helina reforça que os serviços contábeis são necessários para evitar surpresas no âmbito fiscal e trabalhista, além da ajuda para aqueles que dispensam as burocracias dos números declarados.

“A contabilidade é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa nas tomadas de decisões, através da contabilidade gerencial. O estudo tributário para a escolha da melhor forma de tributação [vai ajudar] a empresa economizar em tributos, isto um profissional contábil saberá orientar corretamente”, finaliza.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário