Novo sistema eletrônico para substituir ICMS Transparente deve funcionar até dezembro de 2023
As opções disponibilizadas pelo ICMS Transparente serão transferidas para o sistema de relacionamento até 31 de dezembro de 2023 em MS
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no DOE-MS desta quinta-feira (1º) a Lei nº 6.062 que dispõe sobre o novo sistema de relacionamento eletrônico da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) que deve substituir o atual portal ICMS Transparente. Conforme documento, informações de um sistema para o outro serão transferidas de forma gradual até dezembro de 2023, quando nova plataforma deve ser efetivada.
Conforme o documento, a lei dispõe sobre o sistema de relacionamento, por meio eletrônico, da Secretaria de Estado de Fazenda, com o cidadão ou pessoa jurídica, contribuintes ou não dos tributos estaduais. Assim, o sistema será instituído e regulamentado por ato do Poder Executivo Estadual.
Privacidade e segurança
Com isso, o objetivo é assegurar a identidade dos usuários e a autenticidade dos dados e das informações, além de garantir a privacidade e inviolabilidade, nos termos da legislação aplicável, por meio de tecnologia e de níveis de segurança que ofereçam essas condições.
Ainda serão exigidos para o acesso o certificado digital emitido por entidade credenciada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), podendo ser admitido outro meio que garanta tal segurança.
A intenção, conforme o texto, é de adequar o sistema às necessidades dos cidadãos e à evolução tecnológica, sem prejuízo da garantia da autenticidade dos emissores e dos destinatários das informações.
Dessa forma, as opções disponibilizadas pelo ICMS Transparente serão transferidas de forma gradativa para o sistema de relacionamento, por meio eletrônico, até 31 de dezembro de 2023.
O Governo ainda reforça que as expressões “ICMS Transparente” e “Portal ICMS Transparente” utilizadas na Lei nº 2.315, de 21 e outubro de 2001, e nas demais legislações estaduais, devem ser entendidas como referidas ao sistema de relacionamento.
A lei entra em vigor na data de sua publicação e tem efeito a partir de 31 de dezembro de 2023. Documento foi assinado pelo governador Eduardo Riedel.
Notícias mais lidas agora
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
- Faccionados do PCC quebram parede de cela e fogem do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
- VÍDEO: Carro com 5 pessoas pega fogo em posto de combustível de Iguatemi
Últimas Notícias
Prefeitura doa terreno para construção de casas populares no Paulo Coelho Machado
Doou imóvel de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial
Polícia encontra motorista de Gol que atropelou e matou recepcionista
Jackeline foi encontrada, sem vida, às margens da rodovia BR-376
Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do BC
Galípolo assume o BC a partir de 1º de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.