Os condutores sul-mato-grossenses que têm multas com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) podem pagar os débitos com até 40% de desconto por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito). O benefício vale desde setembro de 2020 e agrega serviços na Carteira Digital com as do SNE (Serviço de Notificação Eletrônica) em um único aplicativo.
O recurso vale apenas para pessoa física, de acordo com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Quem tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) continua usando o site do SNE para gerenciar as infrações dos veículos das frotas.
Para passar a receber as multas em formato eletrônico, o condutor precisa formalizar a adesão pelo site ou pelo aplicativo do SNE.
Os clientes já cadastrados no SNE e na CDT apenas precisarão atualizar o aplicativo da carteira. As funcionalidades estão disponíveis no menu de opções, na aba preferências. Para novos usuários, o caminho será o mesmo, com a diferença de que a adesão será feita no momento que o condutor permitir o aplicativo.
Ao fazer isso, as notificações de multas chegarão a partir da CDT. No entanto, para obter o desconto de 40%, o condutor precisa desistir de interpor recurso contra a infração. Caso não desista, o desconto cai para 20%.
Confira os recursos disponíveis na CDT (Carteira Digital de Trânsito):
- Baixar a CNH Digital;
- Consultar histórico de emissão;
- Receber aviso de vencimento da habilitação;
- Baixar o licenciamento digital;
- Consultar detalhes como infração do veículo e do condutor;
- Receber avisos de recall;
- Receber informações sobre campanhas educativas;
- Receber notificações de multas e pagá-las com até 40% de desconto.