Receita Federal recebe 69% das declarações de imposto de renda dos contribuintes de MS

O prazo final para a declaração do imposto de renda é até dia 31 de maio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imposto de Renda
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

Os novos números de declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) dos contribuintes de Mato Grosso do Sul de 2022 foram divulgados pela Receita Federal. Conforme os dados, 69% das declarações do estado já foram recebidas até às 16h desta sexta-feira (20). O esperado é receber 478.548 impostos de renda no total, o que indica que o Estado ainda pretende receber 145.973 declarações.

No cenário nacional, os dados apontam que 71,24% das declarações foram entregues e a estimativa é receber 34.100.000 no total. Conforme a Receita, no estado do Distrito Federal cerca de 68% dos impostos de renda foram entregues, em Goiânia o índice é 73% e em Mato Grosso, 76%. No estado de Tocantis, 72% das declarações foram recebidas.

Foto: Reprodução/Receita Federal

Prazo final

A entrega das declarações deve ser feita até dia 31 de maio e entregas do imposto de renda fora do prazo geram multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). 

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os juros, do valor do imposto a ser restituído.

Restituições

As restituições do Imposto de Renda seguem o cronograma já estabelecido com o primeiro lote previsto para 31 de maio. Os segundo e terceiro lotes nos dias 30 de junho e de julho. O quarto lote de restituições está previsto para 31 de agosto; já o quinto, para 30 de setembro.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário