PIX crédito? Bancos testam funcionalidade que permite pagamentos parcelados

Usuário poderá transferir dinheiro que ainda não tem
| 30/01/2022
- 18:47
PIX crédito? Bancos testam funcionalidade que permite pagamentos parcelados
Divulgação

Pouco mais de 1 anos após o PIX revolucionar a forma de pagamentos dos brasileiros, a opção de parcelamento pode estar chegando, permitindo que você realize uma transferência com dinheiro que ainda não tem.

O Itaú é um dos que está a frente nesse processo e pode lançar a nova funcionalidade em breve. Dessa forma, os usuários terão opção de parcelar compras pelo PIX, por exemplo.

Como funciona o PIX

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo BC (Banco Central) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

PIX Saque e PIX Troco

O Pix Saque permitirá que os clientes de qualquer instituição participante do sistema realizem saque em um dos pontos que ofertar o serviço.

Estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos compartilhados e participantes do Pix, por meio de seus serviços de autoatendimento próprios, poderão ofertar o serviço. Para ter acesso aos recursos em espécie, o cliente fará um Pix para o agente de saque, em dinâmica similar à de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.

No Pix Troco, a dinâmica é praticamente idêntica. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o Pix é feito pelo valor total, ou seja, da compra mais o saque. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e à compra.

Veja também

Em audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal(STF), realizada nesta terça-feira, 16, para tratar da...

Últimas notícias