PIS-PASEP: mais de 470 mil trabalhadores poderão sacar abono 'extra'; veja se tem direito

Pagamentos foram confirmados pelo Ministério do Trabalho e Previdência
| 06/02/2022
- 13:14
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Divulgação

O pagamento do abono do PIS-PASEP em 2022 também irá contemplar mais de 470 mil trabalhadores que não sacaram o benefício referente ao ano-base de 2019. Cerca de 154 mil não receberam por erro do governo e outros 320 mil 'esqueceram' os valores no banco.

Porém, os pagamentos são divididos em grupos. Para quem não recebeu por erro, o pagamento será feito a partir de terça-feira (08) e seguirá o calendário regular do PIS-PASEP, que paga conforme o mês de nascimento do beneficiário.

Segundo o ministério, esses trabalhadores "tiveram erro no processamento do abono salarial ano base 2019", mas não terão que tomar nenhuma providência para solicitar o pagamento. "O valor será depositado em uma conta digital da Caixa", informou.

Dessa forma, esses 154 mil trabalhadores irão receber valores entre R$ 92 e R$ 1.100, que é o referente ao abono para o período.

Já os 320 mil que esqueceram de sacar, vão poder fazer as retiradas do abono salarial a partir do dia 31 de março.

Entretanto, esses trabalhadores deverão fazer uma requisição formal ao e Previdência. O pedido pode ser feito presencialmente em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, colocando no lugar de "uf" a sigla do estado em que reside.

"Ao pedir a reemissão do benefício, o trabalhador terá até o dia 29 de dezembro de 2022 para sacar. Caso isso não ocorra, somente poderá pedir a reemissão no calendário do próximo ano", informa o ministério.

Como consultar o PIS-PASEP?

Para saber se terá direito ao PIS-PASEP, basta consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br, pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.

Além disso, há possibilidade de realizar consulta ao canal 158 do Ministério do Trabalho e Previdência, bem como das unidades presenciais da pasta.

Para baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no celular, clique nos links abaixo.

Pela Carteira de Trabalho Digital, é necessário que o trabalhador atualize o aplicativo. Depois, basta acessar a aba 'benefícios' e 'abono salarial' em seguida. Assim, será possível visualizar valor, dia e banco para recebimento.

Calendário PIS-PASEP 2022

 

calendario pis pasep 2022 - PIS-PASEP: mais de 470 mil trabalhadores poderão sacar abono 'extra'; veja se tem direito

Já o Pasep é pago pelo a funcionários públicos que atendem aos critérios do abono salarial. Para o Pasep, é levado em conta o número de inscrição do servidor, sendo que os primeiros a receber serão os com final 0 e 1. Assim como para o PIS, o Pasep será pago até março deste ano e o prazo para saque é até o dia 29 de dezembro. 

Confira o calendário do Pasep 2022 completo abaixo:

calendario pasep 2022 - PIS-PASEP: mais de 470 mil trabalhadores poderão sacar abono 'extra'; veja se tem direito

Veja também

A possibilidade de os Estados Unidos entrarem em recessão fez o mercado financeiro ter um...

Últimas notícias