A média de vendas de carros seminovos e usados diminuiu em 12% no estado de de março para abril, de acordo com dados do relatório da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

A maior queda nas vendas foi na categoria de veículos comerciais pesados, com diminuição de 18%. Em relação a abril de 2021, a queda fica ainda mais significativa na mesma categoria, com 39,8%. Ao total, o recuo no número de vendas é de 12%.

A venda de automóveis caiu de 8.595, em março, para 7.615 em abril deste ano, com queda de 11,4%. A categoria de motos registrou 3.662 vendas neste mês de abril, se comparado a março — no qual 4.218 motocicletas foram vendidas. Assim, a diminuição percentual fica em 13,2%.

Já a categoria comercial teve queda de 12,2%, com 2.532 vendas em março e 2.223 em abril. Mato Grosso do Sul fica atrás apenas do estado de Mato Grosso que apresentou queda de 15,9% na escala de evolução de vendas.

Na escala de evolução de vendas em relação ao tempo de uso, a diminuição das vendas pode ser de até 14,5% em veículos considerados usados jovens, com 4 a 8 anos de uso, e 12,3% em veículos mais antigos, com mais de 13 anos de uso. Na categoria de seminovos, com até 3 anos de uso, a queda registrada nas vendas é de 11,6%. Já os de uso maduro, entre 9 a 12 anos de utilização, o recuo nas vendas foi de 9%.

Dos modelos de automóveis mais vendidos, o Volkswagen Gol se destaca com 961 vendas em abril deste ano. Em segundo lugar, o Fiat Uno com 643 carros vendidos e em terceiro o Fiat Palio, com 319. Na sequência, o Toyota Corolla ocupa o 4º lugar com 316 carros e em 5º lugar o Hyundai HB20, com 279. Ao total, foram 7.615 automóveis vendidos em abril no Mato Grosso do Sul.

Tabela: Reprodução/Fenauto

Já o modelo mais vendido de moto fica com a Honda CG150, que contabilizou 906 unidades comercializadas. Em segundo lugar, a Honda Biz com 724 motos vendidas e em seguida, a Honda CG 125 com 414 unidades vendidas. A Honda NXR150 surge em 4º no ranking com 281 vendas e a Yamaha YBR 125 em 5º lugar com 207 unidades. O número de vendas de motos usadas no total é de 3.662.

Tabela: Reprodução/Fenauto

Sobre a queda nos índices de venda de automóveis usados em Mato Grosso do Sul, o presidente da Fenauto, Enilson Sales, aponta que em relação aos dias úteis, é possível constatar até um crescimento tanto no Brasil, quanto em Mato Grosso do Sul. No entanto, o mês de abril contou com menos dias úteis, o que impacta em seus números também.

De acordo com o presidente, os fatores que influenciam nesse cenário são a inflação alta, reflexos do período negativo da indústria automotiva em que havia entrega de carros sem componentes eletrônicos e o mercado que está sendo retomado, mas de forma lenta. Além disso, o Enilson Sales também aponta os impactos da da Rússia e Ucrânia que reflete no do combustível e no câmbio, o que faz com o mercado esteja pouco aquecido.

Entretanto, o presidente explica que as expectativas são de melhora no cenário com as eleições deste ano. “Temos a expectativa de que as eleições movimentem a economia do país […] o desejo é que as eleições venham revigorar a economia”, conclui.