O (Instituto Nacional do Seguro Social) já está preparado para realizar pagamento extra a aposentados e pensionistas ainda neste mês de março. Os valores são referentes a ações judiciais.

Trata-se de pagamentos das RPVs (Requisições de Pequeno Valor) que o órgão adquiriu em novembro de 2021, ou seja, as indenizações desse período. Com isso, o Conselho da Justiça Federal já liberou R$ 1,4 bilhão para os pagamentos no dia 7 de março.

Para saber quem recebe, a consulta pode ser feita pelos sites dos Tribunais Regionais Federais responsáveis pelas ações.

Saque do extra do INSS

Os saques podem ser feitos tanto pelo como pela Econômica Federal. Para a Caixa, é necessário que o advogado responsável pela ação acesse a Área Restrita do Portal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e cadastre as contas para recebimento.

Já para o restante do público, basta comparecer presencialmente a uma agência da Caixa.

Para receber via Banco do Brasil, os correntistas devem solicitar o crédito automático de precatórios e RPVs, para que o valor fique disponível na conta um dia útil após a aprovação judicial.

Também é possível escolher o saque na boca do caixa ou transferir para outra agência. Além dos documentos de identificação e CPF, é necessário levar formulário de resgate preenchido. Acesse aqui para baixar o formulário

Quem vai receber?

Para saber se você tem direito a receber o pagamento extra do INSS, é necessário entrar no site do TRF da sua região. No sistema, basta acessar a aba “Consulta Pública de Processos” e, então, será possível verificar as informações como valores, datas, contas de pagamento e outros dados.