O liberou serviço para cidadãos consultarem se têm direito a receber dinheiro ‘esquecido' em instituições financeiras. Isso é possível por meio do SVR (Sistema de Informações de Valores a Receber), que facilita o processo de devolução.

A ferramenta, que está funcionando desde o fim do ano passado, oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, entre outros.

Para ter uma ideia, levantamento do BC feito em junho de 2021 revela que havia cerca de R$ 8 bilhões ‘esquecidos' nos bancos e que a maioria das pessoas não se lembra ou não sabe que pode resgatar esses valores.

Esses valores que estão disponíveis no sistema são referentes a contas de depósito em moeda nacional encerradas com saldo disponível. O sistema também tem informações sobre tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução.

Como consultar

Para consultar se tem dinheiro esquecido em , basta acessar a página Minha Vida Financeira no site do BC e digitar seu CPF ou CNPJ da empresa para verificar se há valores a receber.

Se houver, você deve acessar o Registrato e verificar o total a receber e o banco deve te devolver o dinheiro.

Dessa forma, haverá duas opções disponíveis:

  • Se houver um aviso “Solicite aqui” significa que o banco aderiu ao termo do BC e irá devolver seu dinheiro via PIX em até 12 dias úteis (o pagamento também poderá ser via TED ou DOC);
  • Se houver um símbolo de telefone com indicação ‘solicitar via instituição' significa que o consumidor tem valores a receber, mas o banco não aderiu ao termo do BC. Então, o usuário deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira para combinar a devolução do valor.

É importante ressaltar que valores de contas anteriores a 2001 não aparecem nesse sistema.