A agricultura de Mato Grosso do Sul vai passar por um cenário de diversificação de culturas que poderão ser vistas a partir do próximo ano. Pelo menos é o que garante o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar, Jaime Verruck. Além do aumento da área plantada para a e o milho, os próximos anos serão marcados pelos investimentos em irrigação e fortalecimento dos plantios de sorgo, amendoim, trigo, mandioca e urucum.

Em um segundo momento, o Estado vai começar a investir na fruticultura e voltará a produzir arroz em maior escala. Jaime Verruck esclareceu que as mudanças de cenário agrícola necessitam de muita pesquisa e investimento. “É um exercício de paciência, mas quando há um estudo sério – como é o caso de – a demora é compreendida, porque os resultados são bons”, disse Verruck.     

O secretário quer agilizar uma produção maior de mandioca, principalmente porque o consumo é grande do Estado. A cultura vem recebendo sinalização positiva do governo do Estado. A ideia é produzir mais no sentido de barateá-lo e não deixar nenhuma família sem alimentos. A única cultura cuja área plantada não deve aumentar tanto é a cana-de-açúcar, mesmo com o bagaço sendo usado para produzir energia limpa, por meio de biomassa.