“Parabenizo o chanceler Carlos França por avançar em agenda de tornar mais agressivo. Ele é o ‘good guy’, eu sou o ‘bad guy'”, afirmou. “Acho que Itamaraty devia ter muito mais agressividade. Nos , os embaixadores são quase homens de negócio.”

No evento, Guedes cobrou ainda que os ministérios da Economia e das Relações Exteriores têm de se aproximar mais. O ministro não esconde o descontentamento com a velocidade em que as negociações do Mercosul avançam.

Guedes gostaria de reduzir a Tarifa Externa Comum do Mercosul ainda neste ano, que é o período do Brasil na presidência rotativa, mas, como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), vem encontrando dificuldades.

Nesta terça-feira, Guedes disse que, agora, as restrições estão vindo do Uruguai, parceiro de primeira hora na agenda liberal do ministro.

Depois de ter conseguido dos argentinos a concordância com a redução da tarifa de parte dos produtos em 10% – abaixo do que queria – agora, segundo Guedes, os uruguaios dizem que só apoiam a proposta se o Mercosul apoiar as negociações bilaterais, ou seja, com países de fora do bloco.

Pelas regras atuais, negociações envolvendo tarifa só podem ser feitas com terceiros em conjunto pelos quatro países do bloco. “O Brasil é uma das economias mais fechadas do mundo, estamos para trás. Estamos tentando recuperar o tempo perdido com acordos comerciais”, afirmou.

Guedes disse ainda que precisará de apoio do Congresso na agenda de modernização do Mercosul. “Os argentinos queriam usar nosso Congresso contra nós mesmos”, disse.