Pular para o conteúdo
Economia

Guedes cobra mais agressividade do Itamaraty em negociações comerciais

Nesta terça-feira, Guedes disse que, agora, as restrições estão vindo do Uruguai
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

Em meio às conversas para mudar regras do Mercosul, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu que o Ministério das Relações Exteriores seja mais agressivo nas negociações comerciais. Em cerimônia no , Guedes disse que está acostumado a fazer o “papel de chato” nessas conversas.

“Parabenizo o chanceler Carlos França por avançar em agenda de tornar Itamaraty mais agressivo. Ele é o ‘good guy’, eu sou o ‘bad guy'”, afirmou. “Acho que Itamaraty devia ter muito mais agressividade. Nos Estados Unidos, os embaixadores são quase homens de negócio.”

No evento, Guedes cobrou ainda que os ministérios da Economia e das Relações Exteriores têm de se aproximar mais. O ministro não esconde o descontentamento com a velocidade em que as negociações do Mercosul avançam.

Guedes gostaria de reduzir a Tarifa Externa Comum do Mercosul ainda neste ano, que é o período do Brasil na presidência rotativa, mas, como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), vem encontrando dificuldades.

Nesta terça-feira, Guedes disse que, agora, as restrições estão vindo do Uruguai, parceiro de primeira hora na agenda liberal do ministro.

Depois de ter conseguido dos argentinos a concordância com a redução da tarifa de parte dos produtos em 10% – abaixo do que queria – agora, segundo Guedes, os uruguaios dizem que só apoiam a proposta se o Mercosul apoiar as negociações bilaterais, ou seja, com países de fora do bloco.

Pelas regras atuais, negociações envolvendo tarifa só podem ser feitas com terceiros em conjunto pelos quatro países do bloco. “O Brasil é uma das economias mais fechadas do mundo, estamos para trás. Estamos tentando recuperar o tempo perdido com acordos comerciais”, afirmou.

Guedes disse ainda que precisará de apoio do Congresso na agenda de modernização do Mercosul. “Os argentinos queriam usar nosso Congresso contra nós mesmos”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

aeroporto

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS firmaram adesão a ressarcimento até a última sexta (18)

Cotidiano

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Especialistas alertam para riscos mentais e técnicos do uso da inteligência artificial para terapia

Brasil

Vence licença de Eduardo Bolsonaro que está nos EUA desde fevereiro

A partir de agora, o deputado precisa justificar suas ausência para não perder o mandato

MidiaMAIS

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Está sem ideia do que fazer neste domingo? Confira a programação