O pode realizar o pagamento da 8ª parcela do Auxílio Emergencial. A possibilidade foi levantada após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) solicitar ao Congresso crédito extraordinário de R$ 2,8 bilhões para o Auxílio.

O programa 2022 contou com 7 parcelas e foi pago até o dia 31 de outubro. Porém, há pressão para que o governo faça o pagamento de uma 8ª parcela, uma vez que muitos dos beneficiários não irão continuar recebendo ajuda federal.

A possibilidade de prorrogação do Auxílio Emergencial chegou a ser discutida no Planalto, mas isso aconteceria caso a PEC dos Precatórios não fosse aprovada, o que não aconteceu.

Assim, chegou ao Congresso projeto de Lei solicitando a abertura de um crédito extraordinário no valor de R$ 2,8 bilhões que pode liberar uma nova parcela do auxílio emergencial.

Ainda não é possível ter acesso ao texto do Executivo, mas a expectativa é de que esse valor seja pago de forma adicional para quem recebia ajuda do governo.

“A abertura visa incluir nova categoria de programação no orçamento vigente, com o objetivo de viabilizar, no âmbito da Administração Direta do Órgão, o custeio do ‘Auxílio Emergencial de Proteção Social a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, Devido à da Covid-19’. O crédito será financiado pelo cancelamento de dotações orçamentárias”, informa a nota da Secretaria Geral.