A espera de nova fábrica de celulose, MS consome apenas metade da madeira produzida
Mato Grosso do Sul é hoje o segundo Estado no Brasil na produção de eucaliptos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a expectativa da instalação de uma nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, a 97 km de Campo Grande, Mato Grosso do Sul tem madeira ‘de sobra’ para atender às novas demandas. A afirmação é do gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil, Dominique Duly, em entrevista ao jornal Valor Econômico.
Conforme a avaliação, MS conta com oferta superior a 40 milhões de metros cúbicos, mas só consome cerca de 20 milhões. Considerando-se as novas fábricas de celulose anunciadas ou planejadas – Paracel em Concepción, no Paraguai; Suzano em Ribas do Rio Pardo; expansão da Eldorado em Três Lagoas; e Euca Energy em Alto Araguaia (MT) -, a demanda adicional de madeira será de 26 milhões de metros cúbicos por ano.
“A oferta atual já seria suficiente para o novo consumo. E é preciso considerar que Paracel e Euca Energy vão usar madeira de Mato Grosso do Sul somente no início da operação”, afirmou Duly em entrevista ao Valor Econômico.
O secretário de desenvolvimento econômico de MS, Jaime Verruck, informou que MS é o segundo Estado no Brasil na produção de eucaliptos, com mais de 1,7 milhão de hectares plantados.
“A implantação da Suzano em Ribas do Rio Pardo vai transformar a região. A nossa quarta indústria de celulose, além de gerar milhares de empregos no período de obra e quando estiver concluída, é o modelo de empreendimento sustentável que estamos fomentando para o nosso Estado”, destacou.
Nova fábrica em MS
Nesta semana, a Suzano anunciou ao mercado a construção da nova indústria de celulose do grupo em Ribas do Rio Pardo, que receberá investimentos de R$ 14,7 e terá capacidade de produção de 2,3 milhões de toneladas do produto ao ano, com geração de 10 mil empregos diretos durante a construção da fábrica. Mas antes de confirmar o novo empreendimento, a Suzano se preparou e acelerou a compra de terras e madeira em Mato Grosso do Sul para abastecer o Projeto Cerrado, como foi batizada a fábrica de Ribas do Rio Pardo. Com isso, a companhia já garantiu 85% da madeira necessária para início de operação, prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2024.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Autor é preso um mês após matar jovem em festa de Guia Lopes da Laguna
Crime aconteceu durante a Festa do Mel em setembro
Passagem do furacão Milton deixa 6 mortos na Flórida
Ele causou ao menos seis mortes e foi reclassificado para categoria 1 durante a madrugada
Maioria dos vereadores eleitos ainda não se decidiram sobre apoio no segundo turno
Prefeitura de Campo Grande será disputada pelas candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) no segundo turno
Esposa de Rodrigo Faro é diagnosticada com tumor raro e maligno: “Tenho fé”
Esposa de Rodrigo Faro, Vera Viel assustou os fãs ao anunciar que foi diagnosticada com um câncer “raro e maligno”; saiba detalhes do quadro de saúde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.