Dicas para economizar: Com home office ou EAD, conta de luz é preocupação no verão
O verão é o período que brasileiros mais gastam com a conta de energia, o bolso ainda pode pesar pelo fato de muitos estarem em home office ou em razão das crianças que devem continuar o ano letivo à distância. Confira dicas para reduzir os custos. A economista e educadora de finanças pessoais, Andreia Saragoça, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O verão é o período que brasileiros mais gastam com a conta de energia, o bolso ainda pode pesar pelo fato de muitos estarem em home office ou em razão das crianças que devem continuar o ano letivo à distância. Confira dicas para reduzir os custos.
A economista e educadora de finanças pessoais, Andreia Saragoça, conta que antes de iniciar o planejamento, todos da família devem se reunir para conversar sobre o assunto. O ideal é que todos da casa definam objetivos com a redução dos gastos, e se unam na ‘força-tarefa’ da economia.
“Contas de água e luz são variáveis, a gente paga pelo o que usa. O ideal é que gaste somente o necessário. Por exemplo, não fique 10 minutos no banho quente, não gastar água lavando calçada. Isso só é possível quando todos na casa entendam a necessidade, não adianta um economizar”.
A especialista também ressalta que não existe eletrodoméstico e aparelhos que são ‘vilões’ na conta de luz ou água, o morador é quem define o quanto deve ou não usar. Por exemplo, se quer economia, gaste apenas o necessário e quando é fundamental.
“O uso precisa ser consciente, se a família já definiu o objetivo, as atitudes que vão fazer com que a conta seja mais barata. Por exemplo, pode deixar o ar condicionado ligado a noite inteira? O morador que vai analisar”, explica.
A economia não significa apenas deixar de gastar, mas uma meta para adquirir algum bem ou o bem estar dos moradores. “O interessante do próprio estudo financeiro é o objetivo. Por exemplo, a família quer viajar e vê que precisa economizar? Quer deixar um dinheiro de reserva? As atitudes que vão definir”.
Outra dica é evitar deixar aparelhos ligados à tomada que não estão usando, como o disjuntor do ar-condicionado, uma luz em ambiente já iluminado, banhos com o chuveiro elétrico demorado.
Comparar as contas
Com o início da temporada de verão, em dezembro, os gastos já são somados com as despesas de fim de ano, como uma festa ou viagem. Comparar as contas e o valor pago em média pode ajudar no planejamento.
“Com a pandemia e muita gente em casa, ou não nos casos de quem viaja, certamente a conta de janeiro não vai ser igual a do ano passado, um período sazonal. Mas a previsão em média dos gastos ajuda. Se programar mês a mês é um hábito de economiza comportamental que precisa ser revisto”, finaliza.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.