Necessidade de empreender faz número de novas empresas crescer 7,6% em MS
Mato Grosso do Sul teve 3.506 empresas abertas no mês de maio, um aumento de 7,6% em relação a abril, aponta o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Conforme o levantamento, é o melhor resultado para maio desde 2010. Em relação mesmo período do ano passado, o aumento foi de 2,7%, passando de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul teve 3.506 empresas abertas no mês de maio, um aumento de 7,6% em relação a abril, aponta o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.
Conforme o levantamento, é o melhor resultado para maio desde 2010. Em relação mesmo período do ano passado, o aumento foi de 2,7%, passando de 3.411 novos negócios para 3.506 em 2020.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, esse crescimento reflete a necessidade das pessoas em manterem uma fonte de rendimento, além das oportunidades que surgem em momentos difíceis. “Quem perdeu o emprego neste cenário desafiador está buscando se reinventar. A abertura de novas empresas tem sido uma alternativa à manutenção da renda”, avalia Rabi.
Apesar da crise e incerteza gerada pela pandemia do coronavírus, em números absolutos, 2020 registrou alta de 7,5% na abertura de empresas em MS. Assim, de janeiro a maio de 2019 o total de novos negócios foi 17.162, enquanto que neste ano o número subiu para 18.466.
Empreendedorismo
A necessidade de procurar novas fontes de rendimento, apontada pelo economista, é reforçada por outro dado apontado pelo levantamento: MEIs representam 78,4% do total de novas empresas no Brasil.
Conforme os dados nacionais, os microempreendedores individuais (MEIs) responderam pela criação de 172.307 empresas em maio. O número equivale a 78,4% do total de novos negócios, que revela um crescimento de 4,4% ante abril.
As empresas classificadas como Sociedades Limitadas tiveram um forte avanço na comparação com abril, de 57,2%, totalizando a abertura de 21.885 empreendimentos. Na comparação anual, houve expansão de 31,1%. Já a criação de empresas individuais, que havia registrado queda em abril, voltou a subir em maio. No período, foram criadas 7.800 instituições, ante 4.889 em abril. No ano, ocorreu uma queda de 33,5%.
Por fim, Rabi explica que essa tendência de crescimento ainda deve se manter por algum tempo. “Como a oferta de emprego continua baixa, as pessoas recorrem ao empreendedorismo por necessidade. O trabalho por conta própria acaba sendo feito dentro de casa, junto com outros membros da família, como uma opção para se tornar ativo e voltar para o mercado”, ressalta o economista.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.