Pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que o índice de confiança do empresário do comércio de atingiu o maior nível desde o início da . O índice que até março estava na casa dos 135 chegou a cair para 72,6 em junho. Em novembro, ficou em 123,9 pontos.

“A economia mostra sinais gradativos de recuperação. Em outubro, pelo quarto mês consecutivo, o saldo de empregos formais foi positivo em Mato Grosso do Sul. As compras em datas sazonais, como Dia das Crianças, também reagiram, assim como o indicativo para a . Como já era de se esperar, também houve melhora da confiança dos empresários, principalmente, no que diz respeito aos investimentos em seus negócios e nas contratações, alimentando o processo de reativação da economia”, analisa a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul), Daniela Dias.

Conforme o indicador, todos os índices que compõem a confiança do empresário do comércio da Capital reagiram neste mês, com destaque para a avaliação das condições atuais do comércio (+12%) e índice de investimentos (+7%). Neste mês, 66% falaram em aumentar o quadro de funcionários.