Abertura oficial das fronteiras em MS ainda depende do aval de Bolsonaro
Apesar da inclusão de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá no últimos protocolos já formalizados para a reabertura oficial das fronteiras com o Mato Grosso do Sul, no próximo dia 29, a decisão agora depende do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A informação é do diretor de Migração, Ángeles Arriola. Segundo Arriola, o caminho está […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar da inclusão de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá no últimos protocolos já formalizados para a reabertura oficial das fronteiras com o Mato Grosso do Sul, no próximo dia 29, a decisão agora depende do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A informação é do diretor de Migração, Ángeles Arriola.
Segundo Arriola, o caminho está totalmente aberto mas inda terá que passar pelo aval do presidente brasileiro que está em “diálogo permanente” com o presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez para acertar os detalhes e definir a data.
“Ele terão que combinar uma data, isso está acontecendo e é por isso que está ficando meio confuso, eles confundem que dia 28 ou 29 seria a reabertura, não, seria a conversa para a reabertura, nós como governo estamos dependendo das decisões do Brasil ”, comentou Arriola na tarde desta quinta-feira, durante entrevista.
O diretor de Migração do Paraguai também ressaltou que entre esses detalhes pendentes estão os horários de funcionamento e que cada cidade fronteiriça tem as suas particularidades. Segundo ele, em Salto del Gauairá a abertura seria às 07h até às 18h.
Já no caso da cidade fronteiriça com Mato Grosso do Sul, o funcionamento seria a partir da 8h. “Pedro Juan é ainda mais particular, porque ele simplesmente divide uma rua, eles começam tarde, iriam começar às 8:00 então pediram para estender um pouco mais os tempos de entrada e volta, e tendo em conta que ambos estão na fase 4 eles iria se estender até as 21h em Pedro Juan ”, disse Arriola.
Entretanto, apesar da expectativa gerada pela reabertura das fronteiras, principalmente entre Pedro Caballero e Ponta Porã, os entraves burocráticos não estão apenas nos horários. A situação ficou ainda mais confusa diante de um novo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).
Segundo a portaria assinada pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde), a proibição da entrada de estrangeiro ao Brasil, de qualquer nacionalidade, por rodovias ou outros meios terrestres e transportes aquaviários foi prorrogada por mais 30 dias. A portaria anterior teria vigência até o próximo sábado (26).
Essa medida foi adotada para impedir a propagação do coronavírus através de pessoas que chegam do exterior, entretanto os brasileiros não estão impedidos de sair do país e também não está proibida a entrada de estrangeiros por via aérea.
Uma conversa entre os presidentes dos dois países deve ocorrer nos próximos dias. Se houver acordo acordo entre Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, essa portaria pode ser cancelada ou alterada.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: falso restaurante avisa que campo-grandense ganhou vale e mulher é hackeada ao resgatar ‘prêmio’
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.