Pular para o conteúdo
Economia

Abertura oficial das fronteiras em MS ainda depende do aval de Bolsonaro

Apesar da inclusão de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá no últimos protocolos já formalizados para a reabertura oficial das fronteiras com o Mato Grosso do Sul, no próximo dia 29, a decisão agora depende do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A informação é do diretor de Migração, Ángeles Arriola. Segundo Arriola, o caminho está […]
Arquivo -

Apesar da inclusão de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá no últimos protocolos já formalizados para a reabertura oficial das fronteiras com o Mato Grosso do Sul, no próximo dia 29, a decisão agora depende do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A informação é do diretor de Migração, Ángeles Arriola.

Segundo Arriola, o caminho está totalmente aberto mas inda terá que passar pelo aval do presidente brasileiro que está em “diálogo permanente”  com o presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez para acertar os detalhes e definir a data.

“Ele terão que combinar uma data, isso está acontecendo e é por isso que está ficando meio confuso, eles confundem que dia 28 ou 29 seria a reabertura, não, seria a conversa para a reabertura, nós como governo estamos dependendo das decisões do Brasil ”, comentou Arriola na tarde desta quinta-feira, durante entrevista.

O diretor de Migração do Paraguai também ressaltou que entre esses detalhes pendentes estão os horários de funcionamento e que cada cidade fronteiriça tem as suas particularidades.  Segundo ele, em Salto del Gauairá a abertura seria às 07h até às 18h.

Já no caso da cidade fronteiriça com Mato Grosso do Sul, o funcionamento seria a partir da 8h. “Pedro Juan é ainda mais particular, porque ele simplesmente divide uma rua, eles começam tarde, iriam começar às 8:00 então pediram para estender um pouco mais os tempos de entrada e volta, e tendo em conta que ambos estão na fase 4 eles iria se estender até as 21h em Pedro Juan ”, disse Arriola.

Entretanto, apesar da expectativa gerada pela reabertura das fronteiras, principalmente entre Pedro Caballero e , os entraves burocráticos não estão apenas nos horários. A situação ficou ainda mais confusa diante de um novo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).

Segundo a portaria assinada pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde), a proibição da entrada de estrangeiro ao Brasil, de qualquer nacionalidade, por rodovias ou outros meios terrestres e transportes aquaviários foi prorrogada por mais 30 dias.  A portaria anterior teria vigência até o próximo sábado (26).

Essa medida foi adotada para impedir a propagação do coronavírus através de pessoas que chegam do exterior, entretanto  os brasileiros não estão impedidos de sair do país e também não está proibida a entrada de estrangeiros por via aérea.

Uma conversa entre os presidentes dos dois países deve ocorrer nos próximos dias. Se houver acordo acordo entre Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, essa portaria pode ser cancelada ou alterada.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Duda Nagle assume namoro e ganha benção de Sabrina Sato: ‘Viva o amor’

EUA: Trump anuncia tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia

Mediante conflitos, 96 pesquisadores brasileiros desistem de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Palmeiras terá maratona com jogos a cada três dias

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Everton Boi: conheça o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira assassinado em MT

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Seguem abertas as inscrições para oficinas gratuitas do Bonito CineSur

Interessados podem se inscrever até 15 de julho

Política

‘Lambe bota de norte-americano’ x ‘Viva Trump’: campo-grandenses dividem opiniões após tarifaço dos EUA

Entre críticas e elogios, a medida do presidente dos Estados Unidos contra a economia brasileira provocou reações

MidiaMAIS

Olha o arraiá: Festas julinas agitam Campo Grande neste fim de semana; confira a lista

Campo Grande tem mais de 50 festas julinas programadas neste fim de semana

Trânsito

Motociclista fica ferido após acidente com caminhonete na MS-345

Vítima disse aos policiais que o motorista da caminhonete fugiu após o acidente