Software auxilia desenvolvimento da pecuária de corte

A Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar), Sefaz (Secretaria de Fazenda) e a SGI (Superintendência de Gestão da Informação) reuniram representantes das indústrias frigoríficas na última semana, para discutir detalhes e alinhar os sistemas de informática para relançamento do subprograma Proape/Precoce MS – que auxilia a pecuária de corte por meio da tecnologia -. A reunião também contou com o auxílio do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems). As informações são do Notícias MS.

Cadastramento – O governo explica que o credenciamento de frigoríficos já está aberto. “Dando seguimento ao cronograma que culminará no relançamento do Precoce MS, no início do próximo mês, técnicos das secretarias de Produção e de Finanças, juntamente com a equipe da SGI, abriram oficialmente as inscrições para credenciamento das indústrias frigoríficas e no intuito de dirimirem quaisquer dúvidas sobre os requisitos, bem como a forma como se dará a troca de informações entre eles. Na oportunidade, fizeram a apresentação do sistema do programa e discutiram formas de integração do mesmo”, explica.

Com a nova reformulação, novas exigências são acrescentadas e o cadastramento de profissionais que atuarão como responsáveis técnicos das propriedades, além dos produtores e das empresas independentes que atuarão na classificação, são necessárias. Os interessados podem fazer o cadastro pela internet, no endereço http://www.precoce.sepaf.ms.gov.br/ onde também está disponível um manual com todas as instruções para a participação no programa.

Fernando Mendes Lamas, secretario estadual de Produção e Agricultura Familiar, participou do encontro. Ele declarou que o programa deve ser encarado “como um início para a evolução da pecuária do Estado e não como o fim”..

A diretora regional de sanidade animal da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MS), Juliana Fernandes, explicou sobre a participação do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), a partir da nova versão do subprograma, esclarecendo que continuará colaborando com a execução, realizando o trabalho de auditoria.

Projeto Novilho Precoce

O projeto promove o desenvolvimento da pecuária de corte em Mato Grosso do Sul em parâmetros competitivos. Além disso, estabelece parâmetros e de acordo com as boas práticas de produção: Aumentar o desfrute do rebanho de corte estadual; Desenvolver o mercado de carne de qualidade e Incentivar a eficiência e a eficácia do pecuarista premiando com incentivo financeiro a qualidade do animal.

Dentre as metras, o programa pretende produzir 400.000 novilhos precoces por ano; cadastrar 3.000 produtores no Programa e adequar as indústrias credenciadas às normas ambientais e sociais.Todos os pecuaristas do Estado podem participar.

O sistema desenvolvido trabalha da seguinte forma: produz animais de qualidade e conformidade; credencia indústrias frigoríficas adaptadas as leis ambientais e sociais; insere tecnologia de boas praticas de produção para bovinos de corte; estabelece parcerias para a execução do Programa; participa na Câmara Setorial Consultiva da Cadeia da Carne de Mato Grosso do Sul e concede benefícios fiscais aos produtores participantes do Programa.