Apesar dos dias contados, preço do celular ‘xing-ling’ atrai em Campo Grande

Aparelhos serão bloqueados em setembro.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aparelhos serão bloqueados em setembro.

Mesmo com a decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de bloquear os aparelhos celulares piratas no país, muitas pessoas ainda procuram por esse tipo de aparelho. O jornal Midiamax foi as ruas para ouvir comerciantes e consumidores. 

No Camelódromo da Capital, conversamos com alguns comerciantes que explicaram que os celulares vindos de fora têm grande procura por serem baratos. Alguns celulares variam de 250 a 360 reais e com boas configurações. Mas os consumidores pensam o que de celulares que são réplicas de outras marcas? São a favor do bloqueio que a Anatel irá fazer?

Passando pelo local com um brinquedo para a neta, dona Jecy Scarpeline explica que é a favor do bloqueio porque não confia em produtos piratas. “Eu mesma só compro em loja porque eu não tenho confiança nesses aparelhos de fora. Nós compramos um brinquedo aqui porque não oferece risco para a nossa neta, mas aparelhos, não compro” explicou. Acompanhando dona Jecy, Aparecido Scarpeline complementou dizendo que “não dá para brigar com seus direitos se você já está errado”. 

Do lado de fora, Márcio de Góis se disse a favor do bloqueio e contou que um amigo teve prejuízo cApesar dos dias contados, preço do celular 'xing-ling' atrai em Campo Grande

Para confirmar essa tese, outro técnico em eletrônica que atua em um estabelecimento no centro da cidade contou que esses aparelhos realmente não duram. “Nunca ouvi falar de alguém que tenha esse tipo de celular há mais de um ano” disse Anderson Aguena Martus. Ele disse que esses aparelhos têm muitos problemas, em especial nas baterias que são inferiores aos originais. 

Mas o técnico explica que há diferenças a se considerar quando se fala de celulares importados. “Existem dois tipos de celulares: aqueles que são originais e são comprados fora do país e por isso eles acabam vindo sem o selo da Anatel. Esses aparelhos são originais. O que acontece é que muita gente acaba compra as réplicas e elas não tem peças para reposição” concluiu.

O bloqueio

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou na última quarta-feira (24) que irá bloquear os celulares não homologados a partir de setembro deste ano. Segundo o site Teletimes News, na prática, todos os celulares que não tiverem número de IMEI válido e não forem certificados pela Anatel, são considerados piratas e deixarão de funcionar no país. Os donos de celulares serão notificados sobre o bloqueio a partir do dia 30 de junho, com a suspensão do serviço em setembro. 

É sobre esses aparelhos importados que recai a desconfiança para quem quer comprar de fora do país. A Anatel garante que qualquer celular com o IMEI válido poderá ser habilitado de forma legal no país, o que garante o funcionamento normal do aparelho.  

O IMEI é um número de 15 dígitos único para cada aparelho e que funciona como uma identificação para o celular. Quando um celular é fabricado, é necessário que a fabricante registre o IMEI do aparelho nos órgãos de telefonia como por exemplo a Associação Global de Operadoras Móveis (GSMA na sigla em inglês). É com base nos dados da GSMA que a Anatel vai descobrir quais são os celulares piratas. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

imposto de renda