Novos números indicam uma projeção de produção de 8,5 milhões de toneladas

Mudanças nas estimativas iniciais para a segunda safra de 2015/2016 estão mudando. As informações são de um levantamento feito por técnicos do Siga (Sistema de Informação Geográfica do ) e divulgadas nesta quarta-feira (20) pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

Até o penúltimo levantamento, a estimativa de produção no Estado era de 9,5 milhões de toneladas de milho. No entanto, com a conclusão do plantio dessa cultura no último dia 15, os números atualizados indicam uma projeção de produção de 8,5 milhões de toneladas com produtividade média de 82 sc/ha. Antes, esperava-se produtividade média de 88,3 sc/ha.

Chuvas

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, a redução na estimativa se deve às condições climáticas registradas do plantio até este momento com excesso de chuvas.

Ainda segundo a Aprosoja/MS, a mudança na previsão para o milho 2ª safra 2015/216 se deve a 59 mil hectares que não foram plantados. Até a semana passada havia projeção de plantio em área de 1,799 milhão de hectares, entretanto, esse número não se confirmou, consolidando-se área plantada de 1,740 milhão de hectares, o que pode resultar em acréscimo de apenas 0,6% na área total.

Apesar dessa ampliação de 0,6% na área plantada, a projeção é que, no comparativo com o ciclo anterior, haja redução de 7,13% na produtividade, o que leva a uma queda de 6,6% na produção total de milho nesta 2ª safra em Mato Grosso do Sul.  As informações completas sobre o encerramento do plantio do milho constam na Circular Técnica n° 155, da Casa Rural.