Na contramão do Brasil, MS tem variação positiva no setor de serviços

Pesquisa do IBGE foi divulgada nesta quarta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pesquisa do IBGE foi divulgada nesta quarta-feira

Na contramão do índice nacional, Mato Grosso do Sul registrou variação positiva no setor de serviços de abril para maio. A Pesquisa Mensal de Serviços foi divulgada nesta quarta-feira (14), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em maio de 2016, o volume do setor de serviços caiu -0,1% em relação a abril, na série com ajuste sazonal, após recuar (-1,6%) em abril e subir 1,2% em março. Em Mato Grosso do Sul, a variação foi de 1,4%, quarta colocação nacional, atrás apenas de Acre (3,9%), Pará (2,1%) e Ceará (1,5%). 

Considerando o índice nacional, na série com ajuste, houve altas nos segmentos serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%), transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,5%) e outros serviços (1,2%). 

Já os serviços de informação e comunicação caíram (-0,2%) e os serviços prestados às famílias mostraram estabilidade (0,0%). O agregado especial das atividades turísticas cresceu 0,4% em maio, na comparação com abril. 

Serviços prestados às famílias, em maio, houve estabilidade (0,0%) no volume de serviços, em relação a abril, na série com ajuste sazonal, contra a mesma estabilidade em abril e um recuo (-6,1%) em março. Houve quedas em Serviços de alojamento e alimentação (-2,8%) e em Outros serviços prestados às famílias (-4,3%). Em relação ao maio de 2015, houve retração (-7,0%), acumulando recuos no ano (-3,9%) e em 12 meses (-4,8%).

Serviços de informação e comunicação: em maio, em relação a abril, a queda (-0,2%) no volume de serviços foi igual à de abril, contra crescimento de 0,6% em março. Os Serviços de tecnologia da informação e comunicação-TIC cresceram 0,4%, embora Telecomunicações, (-0,2%) e Serviços de tecnologia da informação (-1,2%) tenham recuado. O volume dos Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias cresceu 1,3%, frente ao mês imediatamente anterior.

Serviços profissionais, administrativos e complementares: houve crescimento de 0,7% em maio, em relação a abril, contra decréscimos em abril (-2,6%) e em março (-0,5%). O volume dos Serviços técnico-profissionais cresceu 2,7% e dos Serviços administrativos e complementares, variou 0,1%.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário