Meta de MS é imunizar 18,6 milhões de bovinos contra febra aftosa em maio
Etapa na região do Planalto e Pantanal começou no dia 2
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Etapa na região do Planalto e Pantanal começou no dia 2
O Governo do Estado lançou nesta semana a campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa nas regiões do Planalto e Pantanal. Em todo o Estado, a meta é imunizar 18,6 milhões de bovinos e bubalinos neste mês.
O calendário de vacinação é diferenciado para as três regiões de Mato Grosso do Sul. Na região da fronteira, o procedimento começou no dia 1º de abril e vai até o dia 15 de maio. No Planalto, a vacinação vai do dia 2 a 1º de junho. No Pantanal, para os optantes da etapa maio, inicia também no dia 2 e vai até o dia 15 de junho.
Desde 2008, o Planalto e o Pantanal possuem status de área livre de febre aftosa com vacinação, de acordo com a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). Em 2011, a região de Fronteira também obteve esta condição.
O reconhecimento do status é resultado do trabalho realizado pelos produtores e trabalhadores rurais e técnicos do setor, com a orientação da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A mudança na vacinação da aftosa para todo o rebanho do Planalto, passando de novembro para maio, ocorreu em 2012, atendendo demanda dos produtores defendida pelo Sistema Famasul, por ser este o período mais adequado para reunir e vacinar o rebanho das propriedades.
“Maio é o período em que os pecuaristas tradicionalmente aproveitam para realizar manejos sanitários, desmama, vermifugação, diagnóstico de gestação, entre outros procedimentos rotineiros e para isso já reúnem o rebanho no curral, sendo portanto a hora certa para realizar a vacinação contra aftosa”, explica o médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco.
A vacinação contra febre aftosa é obrigatória no Brasil e o produtor que não realizar o procedimento de imunização receberá um auto de infração e multa e terá sua ficha sanitária bloqueada na Iagro, com isso ele não poderá transportar ou comercializar o animal.
Calendário diferenciado
A região de Fronteira possui aproximadamente 670 mil animais. É o território vizinho à Bolívia e ao Paraguai, composto pela totalidade dos municípios de Antônio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas. A vacinação deve ocorrer de 1º de abril até 15 de maio, e o registro até 30 de maio.
No Pantanal, a previsão é de imunizar nesta etapa 2,6 milhões de animais no período de 02 de maio a 16 de junho, e o registro até 1º de julho. A região é composta pelas áreas inundáveis de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso.
E no planalto de MS, a meta é imunizar 15,3 milhões de animais até 1º de junho, e o registro até 16 de junho.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Trabalhadores podem ter sete feriados prolongados em 2025; confira o calendário
Em Mato Grosso do Sul, seis feriado caem entre quinta e sexta-feira, o que possibilita feriados prolongados em 2025
Prefeitura de Campo Grande abre crédito suplementar de R$ 128,9 milhões para saúde e outras pastas
Mais do que a metade das suplementações foram destinadas para o FMS (Fundo Municipal de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.