Governo destaca aumento de consumo dos produtos produzidos em MS

Incentivo ao pequeno produtor

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Incentivo ao pequeno produtor

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou nesta manhã de segunda-feira (12), do evento em comemoração aos 37 anos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, ele destacou a importância do trabalho da agência e enfatizou a intenção de aumentar o consumo de produtos produzidos no próprio Estado.

“Extensão rural é fundamental, principalmente para o pequeno produtor que precisa ter esta assistência técnica pra e ser sustentável em suas produções e a Agraer faz este trabalho muito bem. Fortalecemos o trabalho da Agraer, que merece todos nosso elogios, aumentando o número de técnicos nos 79 municípios e levando as opções de sustentabilidade e de produção”, destacou Azambuja.

No local, o governador salientou a intenção de aumentar o consumo de produtos próprio do Estado. “Nós chegamos a ter praticamente 100% de frutas e legumes importadas de outras estados, ela diminuiu no patamar de 80 % mais ou menos. Isso por que a produção local está ocupando este espaço e o grande desafio é esse, diminuir a importação de alimentos e usar a agricultura familiar organizada para cobrir essa demanda”.

Azambuja ainda relatou projeto de montar um Ceasa em Dourados. “O Ceasa de Dourados já está pronto o projeto, está indo para licitação e ali cria mais um local específico para os produtos produzidos no Mato Grosso do Sul. A licitação não temos data ainda, mas assim que tivermos iremos divulgar”.

No Estado são 33 mil famílias de agricultores familiares atendidas pela Agraer, informou o diretor-presidente da agência, Enelvo Felini. “Nos últimos dois anos a Agraer avançou muito na melhoria da vida econômica dos agricultes familiares por meio da assistência técnica, da capacitação, entrega de lotes e melhorias dos escritórios de atendimento”, afirmou.

Ainda durante o evento alusivo aos 37 anos da Agraer, foram realizados na governadoria atos solenes reconhecimento de “Boas Iniciativas de Assistência e Extensão Rural e Comemoração do Dia da Extensão Rural”, de homenagem a 10 agricultores familiares e extensionistas com a entrega do “Certificado de Mérito” e entrega do “Selo Quilombola do Brasil” à família Quintino, de Pedro Gomes – selo instituído pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário para identificação de produtos oriundos dessas comunidades.

 

Conteúdos relacionados