Com dólar em alta, bolivianos e paraguaios atravessam fronteira para comprar no Brasil

Produtos brasileiros são revendidos nos países vizinhos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Produtos brasileiros são revendidos nos países vizinhos

A desvalorização da moeda brasileira diante do dólar tem invertido a ordem de compra e venda do mercado, e trazidos bolivianos e paraguaios para abastecer os estoques deste lado da fronteira. Em Corumbá e Ponta Porã os ‘hermanos’ são os responsáveis por manterem a taxa de desemprego baixa e o mercado aquecido.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Ponta Porã, Divino José Martins destacou que a alta do dólar impactou muito nas vendas do Paraguai, o que acabou aumentando a procura no lado brasileiro. “Estamos vivendo uma boa temporada de vendas aqui na fronteira com o Paraguai. Se do lado vizinho, o comércio teve drástica queda, no lado brasileiro o efeito da nossa crise econômica  foi ao contrário, as vendas se aqueceram e isso atraiu consumidores paraguaios às nossas lojas e supermercados”, afirmou.

Em Corumbá a chegada dos bolivianos recuperou 5.500 postos de empregos, fechados durante a crise, e ainda gerou novas vagas. “Diariamente são dezenas de bolivianos que invadem nosso comércio, comprando de tudo e não só para consumo próprio, mas também para a revenda”, afirmou Orlando Terredor, presidente do Sec Corumbá.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário