Governador ainda quer padronizar procedimentos de inspeção

 

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinou nesta terça-feira (05) em Brasília mais um convênio com o Mapa (Ministério da Agricultura e Abastecimento) para garantir mais R$ 3,6 milhões a sanidade do Estado. A assinatura foi no gabinete do ministro Blairo Maggi.

O governador aproveitou a oportunidade para cobrar a publicação da adesão de Mato Grosso do Sul ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que faz parte do SUASA (Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária), e tem como objetivo a padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança dos alimentos.

Segundo Reinaldo o Estado já cumpriu todas as exigências, já teve a aprovação prévia e só depende da publicação para começar a trabalhar com o novo sistema.

Divulgação/Assessoria

 

Na segunda-feira (04), Azambuja entregou 26 novos veículos a 19 unidades da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Durante a solenidade de entrega, Reinaldo anunciou ainda que outros 21 municípios devem receber novos veículos quando ocorrer a liberação dos recursos referentes a segunda parte do convênio firmado com o MAPA. “Quanto mais presente e fortalecida a inspeção, melhor a qualidade dos produtos que o Estado pode oferecer”, afirmou.

Os municípios beneficiados com as entregas foram Campo Grande, Antônio João, Caarapó, Japorã, Itaquiraí, Jaraguari, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Rio Brilhante, Maracaju, Nioaque, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Anaurilândia, Rio Negro e Chapadão do Sul.