Prévia da inflação oficial acumula alta de 7,8% no ano
Maior patamar desde 2003
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Maior patamar desde 2003
O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), prévia da inflação oficial, divulgada nesta terça-feira (22) pelo IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística) acumulou 7,78% no acumulado de janeiro a setembro deste ano, atingindo o maior patamar desde 2003, quando marcava 8,46%.
De acordo com os números, em 2014 o índice, acumulado em mesmo período, era de apenas 4,72%, ou seja, 3,1 pontos percentuais.
Quanto ao acumulado dos últimos 12 meses, o índice permaneceu em 9,57%, o mesmo dos 12 meses imediatamente anteriores, já que em setembro de 2014 o IPCA-15 também havia sido 0,39%. Assim, esse acumulado continua o mais elevado desde dezembro de 2003 (9,86%).
Apenas em setembro, o resultado mostrou variação de 0,39% e ficou 0,04 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de agosto (0,43%). Com isto, o IPCA-E (IPCA-15 acumulado nos meses de julho, agosto e setembro) ficou em 1,42%. Segundo o IBGE, entre os grupos pesquisados, o de alimentação e bebidas foi o único que registrou queda: de 0,45% para -0,06%. A baixa no preço dos alimentos foi influenciada, principalmente, pela cebola, tomate e cenoura.
O grupo que mais teve alta foi transporte devido os altos preços das passagens aéreas (0,78%). Os preços do gás de botijão, do grupo ‘Habitação’ (0,68%) aumentaram 5,34%, refletindo parte do reajuste de 15,00% em vigor a partir de primeiro de setembro.
Para o cálculo do IPCA-15 os preços foram coletados no período de 14 de agosto a 14 de setembro de 2015 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 15 de julho a 13 de agosto de 2015 (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.