Pelo 13º mês consecutivo indústrias amargam estagnação em produção

Setor industrial teve desempenho fixado em 39,1 pontos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Setor industrial teve desempenho fixado em 39,1 pontos

Entrando no 13º mês consecutivo de estagnação na produção, o cenário industrial não é positivo, segundo pesquisa feita pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

O crescimento comparado ao mês anterior aponta que o Estado não teve expansão na produção, já em comparação ao mesmo período do ano passado, o índice de desempenho fica em 39,1 contra 41,6 pontos.

Segundo a pesquisa a capacidade média das indústrias de Mato Grosso do Sul está na casa dos 66%, quando a ociosidade do setor alcançou números de 34% em junho. De acordo com o setor de Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, o índice indicativo de expansão ideal é em torno de 50 pontos e o setor industrial ficou abaixo com 39,1.

Ainda de acordo com os dados, o empresário não acredita em uma melhora para os próximos seis meses, a única variável positiva foi em relação às exportações que ficaram acima dos 50 pontos. A pesquisa revela que para 62,3% dos empresários industriais o segundo trimestre em relação à margem de lucro teve desempenho ruim.

Os empresários ainda apontam um aumento dos preços das matérias-primas, 71%, já em relação ao acesso de crédito 59,1% considerou difícil. A maior dificuldade apontada pelo setor foi o aumento ou a falta da energia elétrica, alta carga tributária, demanda interna insuficiente, e falta ou alto custo da matéria-prima, destaca a pesquisa.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados