Governo terá reunião em Brasília para tratar de logística
O governador Reinado Azambuja (PSDB) disse na manhã desta terça-feira (17), durante o lançamento da 20ª Showtec que o agronegócio, apesar da crise, “É o único setor no Brasil que conseguiu expansão esse ano”. Com relação ao Estado, ele afirmou que na próxima quarta-feira (18), o governo Estadual vai estar em Brasília para discutir o refinanciamento de dívidas estaduais e um programa de investimento em logística, para escoar a produção.
Sobre o Showtec, Reinaldo afirmou que o Estado precisa do evento, para poder aumentar a produtividade. O governador disse que a feira é uma oportunidade para que os pecuaristas e os empresários aprendam novas tecnologias para continuar expandindo pelo Mato Grosso do Sul.
Reinado destacou ainda a questão das áreas degradadas e disse que na quarta, a equipe do governo Estadual estará em Brasília, em uma reunião com o Branco Mundial no Brasil. O objetivo é apresentar os dados sobre estas áreas e buscar por oportunidades de expansão do agronegócio no Estado.
A equipe também deve tratar ainda do refinanciamento de dividas do Mato Grosso do Sul com o governo Federal. Segundo o Reinado, o refinanciamento vai ser atrelado a um programa de investimento em logística. “Não adianta investir na produção se não tem como escoar essa produção. É um dos grandes problemas de Mato Grosso do Sul”.
Com relação à logística no Estado, o governador destacou o porto de Porto Murtinho, reaberto recentemente, e disse que em Corumba, Ladário e Bataguassu há portos importantes que também poderiam usados escoados a produção. Além disso este ainda deve ser discutido com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres ) a recuperação da malha ferroviária do Estado.
Showtec
O Showtec é uma feira anual, realizada em Maracaju, onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. É destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros.
O evento será realizado de 20 a 22 de janeiro de 2016, na sede da Fundação MS, em Maracaju, com o objetivo de gerar e adaptar tecnologias para apoiar o expressivo crescimento da área cultivada em Mato Grosso do Sul, por meio dos mais de 100 expositores, com mostras de soluções para os sistemas produtivos. Em sua última edição, a feira atingiu recorde de público, recebendo cerca de 15 mil pessoas.