MS tenta liberar exportação de carne de municípios da fronteira
Hoje 205 propriedades estão aptas a exportar para o bloco
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Hoje 205 propriedades estão aptas a exportar para o bloco
O Governo de Mato Grosso do Sul protocolou junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) um pedido de reabilitação das exportações de carne bovina, procedentes da zona de fronteira, para a União Europeia. O objetivo é expandir as propriedades (ERAS) em condições de exportação e acabar com as restrições de trânsito de animais de áreas habilitadas e não habilitadas. A esperança de expansão surgiu da previsão de uma visita da missão europeia em fevereiro.
Atualmente, para que o bovino seja comercializado com a União Europeia, é necessário que permaneça pelo menos noventa dias em área habilitada e no mínimo quarenta na ultima propriedade.
O trabalho de preparação dos locais que pleiteiam a expansão está sendo feito pela Sepaf (Secretária de Estado de Produção e Agricultura Familiar) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), em esforço conjunto com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) e as principais entidades representativas do setor produtivo.
Hoje 205 propriedades (ERAS) fora da zona de fronteira, já foram auditadas este ano, e estão aptas a exportar para o bloco. O secretário da Sepaf, Fernando Mendes Lamas, lembrou que nada disso seria possível não fosse o empenho além das instituições governamentais, dos próprios produtores que têm sido parceiros e têm colaborado para que as ações preventivas tenham resultado satisfatório.
O funcionamento da estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado na fronteira, os procedimentos adotados e o plano de ações permanentes devem ser apresentados ao grupo. Um pedido similar foi encaminhado às autoridades sanitárias chilenas, com o propósito de exportar carne bovina dessa região fronteiriça para aquele país.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.