Mato Grosso do Sul ocupa o 13° lugar em produção de leite

Em dez anos produção no estado subiu apenas 28%
| 28/05/2015
- 19:42
Mato Grosso do Sul ocupa o 13° lugar em produção de leite

Em dez anos produção no estado subiu apenas 28%

O estado está em 13° lugar no ranking de produção de leite, segundo dados divulgados pela (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). De acordo com as informações em dez anos de 1990 a 2000, a produção de leite no estado subiu apenas 28% enquanto que em outros estados como Goiás a elevação chegou a 230% e Mato Grosso a 191%.

Um dos fatores analisados que deixam o estado em péssimo lugar no ranking nacional é devido à baixa falta de investimentos do setor. A produção sul-mato-grossense ainda deixa a desejar segunda análise feita pela federação. O estado tem 24 mil produtores do segmento lácteo, e 15,1 mil não conseguem produzir mais que 100 mil litros diariamente, sendo que para a atividade se tornar viável o índice de produção deveria ser de 300 mil litros por dia.

O que falta para uma maior produção segundo a federação seria mais investimentos, e alternativas para os pequenos produtores de baixar o custo da produção ou chegar a um custo zero, para que a atividade se torne viável.

“Precisamos melhorar o quesito lucratividade e a baixa produtividade que está aliada a falta de investimentos na cadeia produtiva”, fala Wilson Igi, diretor do Sindicato Rural de Campo Grande.                                                                             

Veja também

Últimas notícias