Pular para o conteúdo
Economia

Governo e Infraero divulgam serviços do Terminal Alfandegário da Capital

Benefícios já disponíveis na utilização da alfândega
Arquivo -

Benefícios já disponíveis na utilização da alfândega

Termo de cooperação técnica celebrado nesta terça (22 de dezembro) entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul e a (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) irá divulgar aos empresários do Estado os benefícios já disponíveis na utilização da alfândega do terminal de Cargas do Aeroporto da Capital.

O objetivo do termo é fazer com que os empresários possam utilizar de um meio que tornará mais competitiva e menos burocrática as operações de exportação e importação de produtos, garantindo também que parte da arrecadação permaneça em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a coordenadora de Negócios em Logística de Carga da Infraero, Maria Katiuscia Ribeiro da Silva, o terminal alfandegário do Aeroporto Internacional de realiza as mesmas operações das aduanas presentes nos portos de Santos, Paranaguá, entre outros. A diferença está na agilidade: enquanto nas demais o processo pode durar cerca de duas semanas, na Capital o processo é finalizado em três dias. “Atende a todos os modais, do marítimo ao aéreo, e beneficia tanto quem importa como quem exporta”, explica.

Para o secretário Jaime Verruck, a utilização do terminal beneficia a todos. “É importante apresentar aos empresários do Estado esta possibilidade. Muitos desconhecem os benefícios de realizarem as operações aqui mesmo, no terminal. O termo assinado hoje garante mais transparência e agilidade aos processos de exportação, oferece competitividade ao empresário e beneficia Mato Grosso do Sul, garantindo que o ICMS das transações não seja direcionado a outras federações”, avalia.

Para divulgar o uso do terminal alfandegado o Governo do Estado irá apresentar seus benefícios em todas as apresentações de divulgação das potencialidades e irá utiliza-lo para atração de investimentos como um fator de competitividade.

Outro ponto positivo apontado pelo titular da Semade durante a celebração do termo com a Fiems e a Infraero é a possibilidade de computar de forma mais precisa o volume do comércio entre Mato Grosso do Sul, estados e países. Muitas das importações e exportações são alfandegadas fora, portanto, não apareciam nas estatísticas como sendo de Mato Grosso do Sul.

“Iremos divulgar os benefícios do Terminal de Cargas Alfandegado do Aeroporto Internacional da Capital e fomentar a logística de exportação e importação. Isso garante agilidade ao empresário, diminui custos e torna mais competitiva a produção de Mato Grosso do Sul. Além dos custos ficarem menores, as receitas ficam em nosso Estado”, afirma Sérgio Longen, presidente da Fiems.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: ponto de mototáxi pega fogo na Avenida Duque de Caxias

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Familiares procuram por Maria que desapareceu há dois dias na região do Santo Eugênio

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista foi preso com 5,7 quilos de cocaína em tanque de veículo na BR-262

Agentes notaram que um homem empurrava a motocicleta no acostamento da rodovia

Esportes

Flamengo supera gols perdidos, bate o Espérance com futebol bonito e assume liderança do grupo

time de Filipe Luís não mudou em relação àquele que os brasileiros já conhecem

Brasil

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

A inscrição é confirmada após o pagamento

Polícia

VÍDEO: incêndio criminoso destrói playground de praça no São Conrado

Ainda não há informações de quem ateou fogo no local