Garagistas dizem que ‘lei do passado’ e vistoria anual pioram mercado de usados

Empresários do ramo automobilístico têm prazo de 60 dias para adequação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Empresários do ramo automobilístico têm prazo de 60 dias para adequação

Com o sancionamento da lei que obriga os garagistas a informar detalhes sobre os carros que colocam para vender, e a lei estadual que obriga, desde o fim do ano passado, os carros com mais de 5 anos a passarem por vistoria anual, os comerciantes temem piora do mercado que já anda em baixa em Campo Grande (MS).

A nova lei foi sancionada na quarta-feira (26) pela Presidente da República, Dilma Rousseff, e obriga os empresários do ramo automobilístico a informarem aos compradores de carros novos e usados, dados sobre tributos, taxas, multas, alienação fiduciária e se o carro tem histórico de roubo. Mesmo assim, muitos garagistas ainda desconhecem a novidade.

É o caso do gerente de um estabelecimento de carros seminovos e usados, Edimir de Queiroz. “Não sabia dessa nova lei, e isso pode dificultar ainda mais a venda dos veículos, que já não está boa”, fala o gerente que ainda diz que é muito difícil um cliente pedir tantas informações sobre o veículo.

“O maior interesse deles é se o carro é econômico, se teve um único dono, se a mecânica está boa”, diz Edimir. Já sobre a vistoria obrigatória para os veículos com mais de cinco anos de fabricação, o gerente é enfático ao explicar, que a grande maioria não se preocupa com este fator.

Antônio Soares, gerente de outra revendedora de veículos, afirma que a loja já passa estas informações na hora da venda para o consumidor “Algumas destas informações já eram disponibilizadas ao cliente, a diferença está na informação sobre o furto, que nunca foi passada e da tributação do veículo”, fala Antônio que explica que a nova lei vai tornar um pouco mais burocrática a venda.

Para Jonas Abdala, que gerencia uma loja de veículos usados, não será difícil a adequação “Não vai causar confusão porque a maioria das informações já é de conhecimento do próprio comprador”, explica Jonas que ainda fala sobre a tão polêmica vistoria anual instituída para veículos com mais de cinco anos de fabricação. “Acho que realmente é importante ter esta vistoria, já que muitos acidentes são ocasionados por carros sem manutenção”, diz.

A lei

A lei foi sancionada pela presidente, Dilma Rousseff, na última quarta-feira (26) e nos seus artigos dispõe que o empresário, que comercializa veículos novos e usados é obrigado a repassar aos consumidores informações referentes taxas, tributação, multas, alienação fiduciária, impostos anuais, e qualquer outro fator que limite ou impeça a circulação do veículo caso não seja repassada estas informações, o empresário será obrigado a arcar com todos os tributos, e no caso de furto a restituição integral pago pelo comprador. As lojas e revendedoras de veículos possuem 60 dias para adequação.

Garagistas dizem que 'lei do passado' e vistoria anual pioram mercado de usados

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário